Como combater a verminose com Puritec Gold

A verminose é um grande problema sanitário dos rebanhos de bovinos, afeta o desenvolvimento dos animais, prejudica a produção, pode levar à morte e gera grandes prejuízos econômicos.

De forma geral, os animais são contaminados ao ingerir água ou alimentação (pastagem) com larvas e/ou ovos dos vermes. Os efeitos dos vermes sobre os animais dependem de diversos fatores como a espécie, grau de infecção, clima, animal infectado e pastagem.

No caso dos bovinos, por exemplo, os animais da desmama, a recria e as vacas no pré-parto, são as categorias mais sensíveis às verminoses. Por essa razão adotar um protocolo de vermifugação estratégica é fundamental.

Mas você sabe o que causa mais prejuízo na produtividade bovina: carrapato ou verminose gastrointestinal? Se você escolheu a segunda opção, acertou!

As verminoses podem ter sérias consequências em seu rebanho, como redução no consumo de alimentos, má absorção de nutrientes, diminuição da eficiência reprodutiva, possíveis mortes de animais, além de todo prejuízo financeiro que gera ao produtor.

Verminose Bovina
Verminoses trazem sérios prejuízos todos os anos a Pecuária Brasileira.

Alguns sintomas devem ser observados para constatação dessa enfermidade, como diarreia, falta de apetite, mucosas esbranquiçadas, pelos arrepiados, abdômen aumentado entre outros.

E para resolver esse problema o mercado conta com excelentes produtos disponíveis, como o Puritec Gold, que além de tratar e controlar as verminoses também é usado no controle de carrapatos.

Puritec Gold
Puritec Gold: Verminoses controladas com aplicação estratégica.

O que é o Puritec Gold?  

Se trata de uma ivermectina 3.5%, de formulação injetável indicada para o tratamento e controle de vermes gastrointestinais e pulmonares, bernes e carrapatos por período prolongado (controle do carrapato por até 42 dias), o uso da mesma resulta em economia de mão de obra, com menor número de manejos para o controle dos principais parasitas internos e externos dos bovinos.  

Os carrapatos são os mais importantes ectoparasitos das regiões tropicais e subtropicais do mundo e uma das formas de controle desses parasitas consiste no uso de carrapaticidas.  

Puritec Gold é um endectocida para pecuaristas que visam desempenho produtivo aliando eficácia de controle, com diminuição do manejo e consequentemente, menor o estresse dos animais.

Leia Mais: Ivermectina de longa ação: como funciona e carência de abate

Como utilizar o Puritec Gold?  

Aplicar por via subcutânea a dose de 1 mL/50 Kg de peso vivo, preferencialmente na “tábua” do pescoço. Evitar aplicar mais que 10 mL no mesmo ponto de aplicação.  

Respeitando todas as formas de assepsia e agulhas adequadas (a critério do médico veterinário responsável). Abaixo temos uma tabela com as doses indicadas para cada peso: 

Contraindicações: 

– O produto não deve ser administrado pelas vias endovenosa ou intramuscular. 

– Não administrar em fêmeas prenhes ou lactante. 

Período de carência:  

O fabricante indica que para o abate são 117 dias de carência. E o produto não deve ser utilizado em vacas que produzam leite para o consumo humano.

Saiba mais: Diarreia em bezerros – causas e tratamento

Mas por que usar o Puritec Gold? 

O produto possui uma ótima fluidez, diferencial perante a concocrrência,  proporcionando facilidade na aplicação, o que traz benefícios ao manejo.  

Além disso, oferece um controle das principais verminoses dos bovinos, maior produtividade durante a vida útil das fêmeas na fazenda (maior número de crias e lactações) e antecipação da idade ao abate dos machos.  

Se você valoriza tempo, dinheiro e a saúde do seu rebanho Puritec Gold é indispensável em sua rotina. 

Matéria produzida pela Médica Veterinária Ariadne Delanora, Promotora Técnica Ceva, Agrivett Distribuidora. 

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *