Ivermectina de longa ação: como funciona e carência de abate

O uso da ivermectina de longa ação é uma das peças fundamentais que permitiram aumentar a produtividade do rebanho, garantindo segurança alimentar tanto internamente quanto para os países que dependem da carne brasileira para consumo.

Para garantir essa produtividade, o aumento da quantidade de cabeças por hectare é positivo do ponto de vista econômico e sustentável, mas é um fator que trouxe outras preocupações ao pecuarista.

Uma delas é que as lotações maiores e o confinamento são espaços propícios para a  contaminação do gado por endo e ectoparasitas, como bernes, carrapatos, sarnas e verminoses. Todos causam perdas econômicas significativas na hora do abate. Inclusive, falamos aqui sobre o impacto da cisticercose.

O uso de drogas preventivas, como as ivermectinas de longa ação, portanto, é indispensável.

Aplicação ivermectina
Foto: SNA

Carência de abate

Mas desde 2014 a regulamentação da ivermectina de longa ação se tornou mais rígida. Tudo começou com os embargos sofridos pela carne brasileira exportada. Notou-se que os cortes estavam contaminados pelo remédio tanto nos músculos quanto na gordura, nos rins e, principalmente, no fígado.

O consumo humano das ivermectinas prejudica a saúde e o embargo fez o produto ser proibido durante algum tempo, mas logo os órgãos regulatórios voltaram atrás. O uso da ivermectina de longa ação voltou a ser liberado, com algumas novas exigências.

Entre elas, a carência maior para o abate. Considera-se ivermectina de longa ação:

  • Produtos à base de ivermectina, abamectina, doramectina e moxidectina que

contenham em sua formulação mais de 1% deste princípio ativo;

  • Produtos à base de ivermectina, abamectina, doramectina e moxidectina que

contenham em sua formulação até 1% deste princípio ativo e na sua indicação de uso

conste o termo Longa Ação;

  • Produtos à base de ivermectina, abamectina, doramectina e moxidectina que

contenham em sua formulação até 1% deste princípio ativo

Hoje, se encontram disponíveis ivermectinas de longa ação injetáveis com formulações que vão de 3,15% a 4%. A recomendação é que o período de carência para elas seja de 133 dias.

A Agrocampo Giordani comercializa algumas opções de Ivermectinas, confira aqui.

Dessa forma, elimina-se o risco de haver quantidade de ivermectina presente na carne superior ao recomendado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Como funciona a ivermectina de longa ação

Estudos mostram que a ivermectina de longa ação tem resultados melhores no combate aos parasitas do que as ivermectinas normal, com menor concentração do produto.

Para garantir os resultados esperados, é fundamental seguir as orientações da bula do produto. É preciso observar a espécie alvo, dosagem, via de administração e também o período de carência, informações que podem variar conforme a marca do remédio.

Seguir as recomendações evita a subdosagem, que cria parasitas super-resistentes aos diferentes métodos de combate e anula as chances de superdosagem, que deixa resíduos acima do permitido nos alimentos, diminuindo a sua qualidade. Confira algumas opções de ivermectina!

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *