Doenças oftalmológicas em cães

Muitas pessoas não sabem, mas as doenças oftalmológicas em cães podem ser mais comuns do que se pensa. Em algumas raças essas doenças podem se manifestar com mais facilidade, por isso, o cãozinho merece atenção especial.

Machucados, bactérias, contato com outros animais contaminados e até a falta de higiene do animal estão entre os fatores mais frequentes para a contaminação dos olhos dos nossos bichinhos de estimação.

Especialistas em medicina veterinária afirmam que o contágio em cachorros de doenças oftalmológicas é mais comum do que em humanos porém, raramente existe o contagio entre os animais.

Conheça algumas doenças oftalmológicas em cães: 

Conjuntivite

A conjuntivite esta na lista de doenças oftalmológicas em cães. Os sintomas são bem parecidos com as manifestadas nos humanos. Olhos vermelhos, lacrimejando, irritação e incômodo, remelas que podem ser de diversas cores como verde, amareladas ou até branca, sensibilidade à luz são decorrentes do vírus que causa a doença. A ocorrência da conjuntivite canina está ligada a poluição e até mudanças climáticas, porém nos casos dos pets, a doença não é contagiosa.

Ao aparecer algum desses sintomas o animal deve receber atendimento veterinário imediato.

Úlcera de córnea

A chamada úlcera de córnea pode ocorrer em casos de traumatismos causadas por infecções oculares, doenças metabólicas e até exposição a produtos químicos.

Entre os principais sintomas está a dor ocular. Os animais piscam os olhos com mais frequência chegando nos casos mais graves a ficarem com olhos fechados devido a irritabilidade e a dor constante. Outros sintomas estão o lacrimejamento, coceiras, secreções dos olhos e córnea esbranquiçada.

Catarata

A catarata, assim como nos humanos, pode causar a cegueira nos animais. A doença pode se manifestar em cães a partir dos seis anos (porte médio a grande) e nos animais de menor porte a partir dos nove anos de idade.

Entre os sintomas e características do avanço da doença está a chamada “tela branca” que resulta na cegueira total ou mesmo parcial dos olhos.

A doença pode ser causada em decorrência da idade ou mesmo por ser hereditário. O diabetes está entre as principais causas. O tratamento deve ser feito assim que a catarata for identificada.

Glaucoma

O glaucoma é conhecido popularmente como hipertensão ocular e é causado pelo aumento da pressão sanguínea dos olhos causando uma deterioração dos nervos oculares e da retina.

Segundo especialistas a pressão se dá em decorrência de outras enfermidades e se manifesta por meio de uma inflamação deixando a córnea azul – ocorrendo quando a doença está mais avançada.

Em qualquer um dos casos, na primeira manifestação de qualquer sintoma, os cães devem ser encaminhados ao médico veterinário da sua confiança. A limpeza dos olhos também é fundamental para garantir a sua saúde em dia.

Nos casos de lacrimejo dos olhos o recomendado, segundo orientação de especialistas, é verificar qual a reação ou cor dos olhos. Em alguns casos pode ser sujeiras que estejam causando a irritabilidade ocular.

E lembre-se sempre de levar o seu animalzinho periodicamente ao médico veterinário da sua confiança.

Confira outras dicas e outras doenças oftalmológicas comuns em cães no vídeo publicado pelo canal Meu Aumigo Cão.

Acompanhe nossas dicas semanais através do Blog Agrocampo Giordani e conheça ainda nossa linha de produtos agropecuários disponível no site  www.agrocampogiordani.com.br.

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *