As perdas econômicas causadas pelo Carrapato (B. Microplus) são estimadas em quase 2 bilhões de dólares no Brasil e para a prevenção e controle de todos esses problemas o uso de um produto de qualidade é fundamental, nesse momento que entramos com o Fluron Gold.
Contabilizadando a queda na produção de leite e carne, a mortalidade, a redução da natalidade, os gastos no seu controle e a transmissão dos protozoários Babesia bovis e B. bigemina, e da riquétsia Anaplasma marginale, que causam a Tristeza Parasitária Bovina, o Carrapato é um sério problema econoômico para quem produz.
No Brasil o principal método de controle mais comum se dá por meio do uso de acaricidas, quando usados de forma estratégica aumentam a eficiência e prolongam a vida útil dos produtos, mas além do conhecimento do ciclo biológico desse parasita, também é fundamental conhecer, os fatores de manejo que podem influenciar na eficácia dos carrapaticidas.
No Sul do País a infestação dos bovinos pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus ocorre, principalmente, entre os meses de outubro e abril, em consequência do clima quente e úmido, já no inverno o clima frio dificulta a fase de vida livre do parasita. Como estamos começando o mês de outubro é importante darmos uma atenção especial a esse problema.
O carrapato possui duas fases de vida, uma parasitária (em cima do animal), e a outra de vida livre (no campo).
O que seria o Fluron Gold?
Se trata de um carrapaticida de dupla aptidão, ou seja, ele mata tanto a forma parasitária do carrapato, quanto a forma de vida livre, isso acontece através da ação da cipermetrina piretróide, clorpirifos, fluazuron e butoxido de piperonila (que potencializa a cipermetrina). E além disso o Fluron Gold também é um inibidor de ciclo então ele inibe a troca da camada de quitina da armadura do carrapato, o que bloqueia o crescimento da forma larval até a vida adulta, e também enquanto ovos, inviabilizando os mesmos.
O diferencial do Fluron Gold frente aos seus concorrentes é que além de matar a forma parasitária que está presente no animal, ele garante que ocorra uma limpeza inclusive no campo.
Como administrar o produto?
Assim como qualquer medicamento veterinário o Fluron Gold deve ser indicado por um especialista após avaliação. De acordo com a bula é feito 1ml para cada 10kg de peso vivo, aplicado sobre o lombo desde a nuca até a cola dos animais. Abaixo de 4 meses ou 100kg não é indicado o uso, pois pode causar intoxicação.
Indicações para o uso de Fluron Gold:
É indicado no tratamento e controle de ectoparasitas em bovinos, como: carrapato (Riphicephalus microplus), berne (Dermatobia Hominis) e mosca dos chifres (Haematobia Irritans).
Contraindicações:
- Não utilizar o produto em vacas prenhas.
- Não utilizar o produto em animais jovens.
- Não utiliza o produto em animais produtores de leite para consumo humano.
- Não utilizar o produto em animais sensíveis aos princípios ativos.
- Não utilizar o produto em dias de chuva.
- Não utilizar o produto fora das indicações descritas em bula.
Período de carência:
O fabricante indica que para o abate são 56 dias de carência. E reforçando, o produto NÃO deve ser utilizado em vacas que produzam leite para o consumo humano.
Mas por quê usar Fluron Gold?
Além de sua formulação exclusiva que combina dois ingredientes carrapaticidas que agem por contato ele também auxilia na limpeza das pastagens o que quando empregado de maneira estratégica no controle de ectoparasitas resulta em aumento da produtividade bovina, proporcionando uma boa sanidade ao rebanho e maior lucro ao produtor.
E onde encontrar o Fluron Gold?
Você encontra Fluron Gold disponível nas lojas da Agrocampo Giordani entre em contato para mais informações ou acesse o site https://www.agrocampogiordani.com.br/
Matéria produzida pela Médica Veterinária Ariadne Delanora, Promotora Técnica Ceva, Agrivett Distribuidora.
0 Comentários