Coccidiose, uma doença silenciosa.

A Coccidiose é uma doença causada por um protozoário do gênero Eimeria, um dos mais importantes gêneros causadores de problemas gastrointestinais em bovinos de todo o mundo. 

O principal desafio relacionado a eimeriose nos sistemas de produção, está relacionado a terneiros de até um ano de idade. Entretanto, em ambientes com grande densidade populacional, podem acometer animais adultos. 

Ciclo da Coccidiose

O ciclo de contaminação e transmissão do protozoário eimeria, ocorre em parte no ambiente e em parte no intestino dos bovinos. Os animais poderão ingerir os oocistos esporulados da eimeria, através da água, dos alimentos ou até mesmo lambendo outros animais, assim o protozoário irá penetrar nas células do sistema gastrointestinal, multiplicando-se e causando lesões que interferem no processo digestivo.

Após isso, são eliminados junto as fezes do animal, e em contato com o ambiente tornam-se infectantes, contaminado outros animais, que continuam o ciclo por sua vez. Se estiverem em uma condição favorável esses oocistos podem permanecer infectantes por vários meses no ambiente.  

Coccidiose e baycox
A Coccidiose é silenciosa e traz prejuízos ao bolso do produtor. Prevenção é o caminho a seguir.

Cerca de 95% dos casos se manifestam na forma subclínica, gerando lesões no intestino dos terneiros, com isso diminuindo a capacidade dos animais afetados de absorver nutrientes e consequentemente afetando todo o seu crescimento e produtividade.

Somente 5% dos animais vão manifestar a diarreia propriamente dita, e a diarreia sanguinolenta, sendo esta quando a infecção é muito acentuada provocando destruição de áreas muito extensas do intestino com consequente desprendimento de fragmentos de mucosa e hemorragias, que podem ser observados nas fezes.

Quando há a presença deste sinal clínico é preciso agir imediatamente para evitar ainda mais perdas produtivas e a morte do animal. 

Leia também: DIarreia em Bezerros: Causas e Tratamentos.

Tratamento e Prevenção da Coccidiose com Baycox

Baycox 5% permite aos produtores controlar a coccidiose através de uma única aplicação, agindo em todas as fases do protozoário, realizando tanto a prevenção quanto o tratamento de animais já infectados.

O produto deve ser administrado pela via oral dos animais, na dose de 3ml para cada 10kg de peso vivo, podendo ser realizado junto ao manejo de cura de umbigo em bovinos de corte e no 5º dia de vida em bovinos de leite, sempre avaliando a taxa de coccidiose da propriedade podendo ser antecipada a aplicação de acordo com o grau do desafio enfrentado.  

Baycox trata coccidiose
Conte com Baycox para tratamento e prevenção da Coccidiose. Clique na imagem e compre o produto em nossa loja virtual.

Baycox 5%, age reduzindo a excreção de oocistos, diminuindo ou ocasionando completo desaparecimento de sintomas clínicos, como falta de apetite, diarreias e baixo desenvolvimento dos animais. Dessa forma aumentando o ganho de peso diário, produzindo terneiros mais pesados à desmama, assim elevando o lucro da fazenda.  

Faça as contas amigo produtor e não perca mais terneiros e dinheiro por causa da Coccidiose, o nosso objetivo é aumentar seus resultados oferecendo a solução certa: Baycox 5%.

Para qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe, que iremos lhe fazer uma visita técnica esclarecendo suas objeções, resolvendo seus problemas e levando o melhor que o mercado pode lhe oferecer.  

Matéria produzida com a colaboração de:

Grasiele Castilhos
Médica Veterinária CRMV/RS 19267
Promotora Técnica de Vendas
GLOBAL AGRO-NEGÓCIOS LTDA.

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *