Areia para gato. Qual a melhor opção?

Areia para gato sempre gera inúmeras dúvidas que surgem quando o assunto é o bem estar do seu animal de estimação. O uso correto da areia e qual a melhor opção precisa ser avaliada com muita cautela para não causar irritação e nem problemas de sanidade para o bichano.

O lugar a ser colocada também deve ser levado com consideração. Mesmo que os gatos sejam criados dentro de casa ou de apartamentos eles costumam sair para para a rua e, muitos especialistas em felinos afirmam que um dos principais motivos seja a vontade de fazer suas necessidades em um local confortável já que eles não se sentem essa mesma vontade ao usar o cantinho destinado a eles.

Para evitar essas escapulidas o ideal é manter a caixinha de areia sempre limpa em um local bem confortável. Dessa forma será possível evitar uma série de problemas futuros para o bichano e para a sua família.

Precisa comprar Areia para o seu gato? Clique aqui e conheça as opções disponíveis na Agrocampo Giordani.

Mas afinal, qual a melhor areia para gato?

Existem no mercado diversas marcas e tipos de areia para gato. Cada uma tem suas características positivas e negativas. Todas as recomendações devem ser avaliadas, o que inclui o local, a conservação e, principalmente a aceitação do gato.

areia para gato pode causar irritação e estresse no animal

Tipos de areia para gato?

  • Areia Sílica

Uma das areias mais encontradas no mercado é a sílica. Um dos seus componentes é areia simples e tem como promessa uma maior durabilidade e maior absorção dos dejetos, podendo ser encontrada em dois formatos: em cristais e bolinhas.

O mercado disponibiliza a sílica perfumada, entretanto, especialistas orientam que essa versão não é recomendada, por isso, a melhor opção são as areias sem cheiro. Vale advertir que esse tipo de areia pode causar intoxicações no caso de ingestão dos animais, outro fato negativo é que a sílica não é biodegradável, por isso não pode ser descartada em qualquer lugar como outros tipos encontrados.

  • Granulado de madeira

Uma das vantagens é que a areia chamada de Granulado de madeira é 100% natural e por isso ela é totalmente biodegradável.

Com uma excelente absorção dos dejetos, a versão granulada de madeira tem como ponto positivo o controle de odores e maior durabilidade.

Vale lembrar que esse tipo de areia deve ser limpa e peneirada diariamente, sendo considerado o seu ponto negativo em relação a outros tipos de areia.

  • Bentonita

A areia conhecida como Bentonita é feita de argila de grão fino tem como ponto positivo uma excelente absorção dos dejetos. As fezes dos animais e a urina ficam grudadas formando torrões deixando mais fácil a sua limpeza. Especialistas indicam que esse tipo de areia pode ser melhor aderida nas áreas externas das casas e apartamentos.

  • Sepiolita

A sepiolita é conhecida por ser mais econômica e por isso acaba sendo uma das mais compradas pelos donos de pets. Sua absorção não está entre suas características positivas e por isso o ideal é usar e descartar. Alguns veterinários afirmam que os gatos podem rejeitar esse tipo de areia e acabam fazendo suas necessidades fisiológicas em outros lugares causando transtornos.

Você encontra Areia para o seu bichano aqui, na loja virtual da Agrocampo Giordani.

Areia para gato x DTUIF

Você sabe o que é a DTUIF?

Conhecida como Doença do Trato Urinário Inferior Felino (DTUIF) ou Síndrome Urológica Felina (SUF)  é uma enfermidade que os gatos podem apresentar comumente e deve ser olhada com extrema atenção por não ser não tão fácil seu tratamento e por envolver um conjunto de elementos que dificultam o controle desta doença.

Em entrevista para o portal revistasaudenews, a médica veterinária  Karin Trannin, especialista em felinos e clínica médica de pequenos animais, destacou alguns fatores que estão associados à associados à DTUIF.

“Podem ser associados o estresse ambiental e social, que pode ser provocado pela presença de muitos gatos compartilhando o mesmo ambiente com pouco espaço e sem condições de higiene ou pode ser produzido por potes de água ou caixas de areia insuficientes para a população felina local”, explica.

Trannin alerta ainda sobre a higiene do animal e consequentemente sobre o uso correto das areias para gato.

“Os gatos são higiênicos e gostam do seu banheiro limpo! Diante de areias saturadas, o tempo de permanência da urina na bexiga e sua concentração aumentam o que predispõe à formação de cálculos. Areia limpa combina com saúde do trato urinário. Além disso, gatos que não gostam da sua areia, também retêm urina ou urinam fora do local apropriado. Portanto, é preciso investir na areia e no local onde a caixa deve ser colocada, porque gatos gostam de privacidade quando vão fazer suas necessidades”, diz.

Vale ressaltar ainda, conforme as orientações da médica veterinária, que os felinos com idade entre 2 a 7 anos, que vivem dentro de casa, consomem basicamente alimento seco e bebe pouca água e, isso também concentra a urina. Além do mais, deve-se levar em consideração que o estresse desencadeado por estadia em hotel, exposições, presença de um novo animal em casa, mudança de casa, enfermidades e nutrição inadequada podem influenciar no aparecimento da DTUIF.

Areia para gato pode causar doenças se não usada corretamente
Médica veterinária Karin Trannin é especialista em felinos e clínica médica de pequenos animais

Dicas pet

  • Localização

Nada de deixar a areia do gato perto da sua alimentação. Seus hábitos de higiene excessiva deixa os bichanos desconfortáveis quando a ração se encontra perto da sua caixinha de areia, por isso, o ideal é deixar a caixa de areia longe da sua comida e da sua água. Uma boa opção é deixar a caixa de areia no banheiro ou em outro cômodo.

  • Caixinhas de areia no lugar certo!

Os gatos são muito ágeis e por isso evite deixar as caixas de areia para gato em locais que eles se sintam encurralados. Deixar um pouco afastado das paredes é o ideal, assim o gato conseguirá entrar e sair da caixa rapidamente deixando-o confortável.

  • Quantidade certa

O gatinho precisa ter uma quantidade de areia certa para fazer suas necessidades tranquilamente. Para atender essa “exigência” do bichano o ideal é ajustar a necessidade de cada animal.

  • Caixinha sempre limpa, o gatinho agradece!

Assim como nós humanos, os gatos também não gostam do seu “banheiro” sujo. A limpeza diária é importante além de ser necessária para não causar doença nos animais e, consequentemente, para nós humanos. Nada de deixar a areia para gato úmida com acumulo de urina e fezes, isso causará desconforto para os bichanos. Os gatos ficam incomodados quando entra areia nas suas patas ou mesmo quando gruta nos seus pelos. Uma dica é deixar um tapetinho para que ele se limpe quando acabar de usar sua caixinha e evitar o estresse do animal.

Lembre-se, seu amiguinho pet é como uma pessoa. Precisa dos devidos cuidados e atenção para que ele seja feliz e saudável!

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *