Qual ração comprar para o meu cachorro?

Afinal, você sabe qual ração comprar para o meu cachorro? A alimentação dos pets, em especial os cachorros, sempre requer uma atenção especial. Mas como saber qual a melhor ração comprar diante das inúmeras opções encontradas no mercado? Quais nutrientes ele precisa, qual ração o animal irá se adaptar melhor?

As embalagens, a comissão dos vendedores, o despreparo de quem nos atende, a indicação de uma marca em específico, enfim…. As perguntas são infinitas e as dúvidas também!

Por isso montamos uma lista com algumas dicas para ajudá-lo a escolher a melhor ração para o seu cachorro.

Qual ração comprar para o meu cachorro – Digestibilidade

  • Diante da infinidade de rações que encontramos no mercado, devemos buscar orientações para saber qual a melhor ração, qual são as qualidade, qual terá melhor digestibilidade para o animal e qual será melhor aproveitada pelo cachorro. Rações de qualidade inferior (com preço muito baixo), corre o risco do animal comer mais para conseguir absorver melhor o produto. O uso de ingredientes de qualidade é fundamental para manter a qualidade nutricional do animal.
  • Rações com melhor índice de proteínas e nutrientes são conhecidas como Premium ou Super Premium e apresentam melhores benefícios aos pets, além de durarem mais e o animal, com certeza, consumirá menos ração. Por isso, a frase “o barato sairá caro”, nesse caso, se aplicará muito bem!

Qual ração comprar para o meu cachorro – Número de refeições por dia 

  • Especialistas em animais pet garantem que filhotes de cachorros precisam se alimentar entre duas a três vezes por dia – até o quarto mês de vida. Quando o animal atingir a fase adulta, não é necessário repetir a dose, apenas uma vez ao dia será o suficiente. O alerta feito é em relação ao porte do animal.
  • Se o animal tiver porte médio ou grande, existe grandes chances de torção de estômago e para que isso não ocorra, o ideal é que os animais recebam duas alimentações por dia.

Qual ração comprar para o meu cachorro – Idade

  • Até os animais chegarem a idade de um ano, o ideal é que a ração seja a melhor possível. Produtos com altos índices de proteínas, nutrientes, vitaminas e minerais devem fazer parte da dietas dos animais. Isso beneficiara na redução do volume e odor de fezes; diminuição do tártaro; deixará os pelos mais brilhosos, além de contribuir para o funcionamento do intestino e contribuir para a alta digestibilidade.
  • Importante destacar que com o passar dos anos, os cães vão crescendo e com isso sua alimentação precisará ser alterada. Assim como na dica acima, o ideal são as rações Premium e Super Premium

Qual ração comprar para o meu cachorro – Porte do animal

  • Cada animal comerá de uma forma. Isso irá variar de acordo com o seu porte. Cães pequenos vão comer menos, já os maiores, com certeza comerão mais e assim por diante. O ideal é optar por uma ração que seja ideal para o porte do animal. Muitas marcas direcionam sua rações de acordo com o porte dos cachorros, o que facilitará a sua escolha.

Qual ração comprar para o meu cachorro – Grau de atividade

Assim os humanos, alguns animais são mais ativos e muitos se exercitam mais que os outros. Isso também influenciará na escolha da ração. Especialistas garantem que para cada atividade física o cão necessitará de uma ração mais específica. Se os cachorros são mais ativos precisarão de mais energia para gastar.Deve-se atentar quanto a formulação da ração para atender as exigências nutricionais dos animais por meio da combinação de ingredientes confiáveis e de procedência.

Princípios de formulação de alimentos:

Os pets devem seguir uma dieta equilibrada que proporcione um estado de equilíbrio metabólico, sem ganho ou perda orgânica de nutrientes.

Para isso é necessário se atentar quanto ao balanceamento Nutricional: todo nutriente deve estar no platô (nível ótimo); todo nutriente deve estar na relação correta com a energia; todo nutriente deve estar numa relação correta com os demais; todo nutriente deve estar em uma forma utilizável pelos animais; otimizar produção animal; otimizar a saúde; minimizar gastos com alimentação; promover segurança alimentar; tornar custos competitivos; permitir variação de ingredientes mantendo o valor nutricional dos alimentos.

Classificação comercial das rações segundo o MAPA*

Alimentos completos:  Alimentos que garantam todos os níveis nutricionais à correta alimentação diária de cães e gatos saudáveis.

Alimentos especiais: São os alimentos específicos ou coadjuvantes, destinados à alimentação de cães e gatos com distúrbios fisiológicos ou metabólicos, em cuja formulação é incondicionalmente privada de qualquer agente farmacologicamente ativo.

Quanto aos nutrientes essenciais integram a lista:

Ácidos graxos: Linonéico (n6); Linolênico (n3); Aracdônico (n6); Eicosapentaenóico (n3); Docosahexaenóico (n3).

Minerais: Cálcio Ferro; Fósforo Cobre; Potássio Iodo; Sódio Zinco; Cloro Manganês; Magnésio Selênio.

Vitaminas: Vitamina A; Vitamina D; Vitamina E; Colina; Tiamina; Ác. Pantotênico; Riboflavina; Ácido Fólico; Piridoxina; Niacina; Cianocobalamina.

Aminoácidos: Arginina; Histidina; Isoleucina; Leucina; Lisina; Metionina (+Cistina); Fenilalanina (+Tirosina); Treonina; Triptofano; Valina; Taurina (gatos).

Vale lembrar que além das dicas, o ideal é buscar orientação de um profissional da sua confiança.

Confira ainda as dicas do canal Dica do Veterinário e conheça outras sugestões para a escolha da ração para o seu cachorro.

Dicas Agrocampo Giordani

Essas e outras notícias podem ser acompanhadas semanalmente no nosso Blog Agrocampo Giordani. Conheça ainda nossa ampla linha de produtos agropecuários disponível no site  www.agrocampogiordani.com.br

*Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *