Chemitril, para que serve?

Já ouviu falar do Chemitril? Alguém já lhe indicou para algum tratamento em seus animais? Você ainda têm dúvidas sobre o produto? Então acompanhe nossa resenha completa sobre este famoso antibiótico animal.

Chemitril é um medicamento indicado para bovinos (bezerros), suínos, ovinos, caprinos e pets (cães e gatos) para o tratamento de infecções respiratórias como pneumonias e broncopneumonias.

Chemitril, para que serve afinal?

Indicado também para o tratamento de doenças causadas por infecções gastrintestinais graves como diarreias, gastrites e enterites, está o Chemitril Injetável 2,5%.
Outra formulação encontrada está o Chemitril Solução Oral 10% (pode ser encontrado no site da Agrocampo Giordani) indicado para o tratamento e controle de doenças respiratórias e diarreias infecciosas em aves como frango de corte, matrizes e perus causados por germes Gram-negativos. Neste caso, o indicado pelo fabricante é a preparação da solução fresca. (Para acessar a bula completa clique aqui)

De forma geral, o Chemitril tem grande eficácia no combate de Infecções dérmicas (piodermites) e infecções urogenitais como cistite, nefrite, pielonefrite, uma doença do trato urinário que acontece quando bactérias atingem os rins.
Os animais que apresentam infecções de ouvido como otites ou mesmo para os casos de infecções pós-operatórias, principalmente em decorrência de castrações, laparotomias e lesões acidentais, também poderão fazer o seu uso. Lembrando apenas que em todos os casos o acompanhamento e indicação do médico veterinário é essencial.
Nos bovinos, suínos, ovinos e caprinos o ideal, de acordo com o fabricante é aplicação 1,0 mL de Chemitril Injetável 2,5% para cada 10 kg de peso vivo durante 3 a 5 dias. Já no caso de infecções respiratórias complicadas e anaplasmose sua aplicação deve ser de 1,0 mL de Chemitril Injetável 2,5% para cada 5 kg de peso vivo, durante 5 dias (5,0 mg/kg de peso vivo).
Já no caso dos pets – em especial cães e gatos, a aplicação é de 1,0 mL de Chemitril Injetável 2,5% para cada 5 kg de peso vivo durante 3 a 5 dias (5,0 mg/kg de peso vivo). Em todos os casos a administração pode ser intramuscular, subcutânea ou endovenosa.

Leia também: Para que serve a Sulfamicina.

Contra indicações sobre o Chemitril

O Chemitril não deve ser usado em animais produtores de leite para consumo humano, como cabras e vacas em lactação. Seguindo as orientações do laboratório, o Chemitril não deve ser usado em animais jovens que estão em fase de crescimento rápido – geralmente entre dos 2 aos 8 meses de idade (para as raças pequenas e médias e até os 18 meses para as raças grandes). E no caso dos gatos, em hipótese alguma, administrar com menos de 2 meses de idade.

Orientações sobre o Chemitril

Especialistas orientam que o Chemitril não deve ser administrado em conjunto com complexos vitamínicos ou soluções que tenham ferro, zinco, manganês e cálcio, por reduzirem a absorção do enrofloxacino.
Outra ressalva se dá em relação à continuidade do uso do Chemitril depois do desaparecimento dos sintomas, o ideal é a continuidade do medicamento até 48 horas depois da melhora dos animais.
Já em relação aos casos em que é a injeção por via subcutânea é aderida, pode acontecer algumas reações no local. Quando isso acontecer, o fabricante orienta o uso de compressas quentes logo após a aplicação da injeção.
Bom destacar que durante a aplicação de qualquer produto injetável deve ser aplicada antecipadamente uma vacina contra bactérias do gênero Clostridium nas regiões onde há histórico desse tipo de infecção.

Carência para o uso do Chemitril

O fabricante orienta que sobre o período de carência para os Ruminantes, no caso produtores de carne, os animais tratados com o produto não podem ser abatidos antes dos 28 dias da última aplicação do produto.

E, no caso dos suínos, os animais não deverão ser abatidos para o consumo humano antes de cinco dias antes da última aplicação do Chemitril.
No caso de frangos e galinhas, o abate dos animais tratados com o Chemitril deve ser feito quatro dias após a última aplicação. A destinação dos ovos para consumo humano deve ser feita 20 dias após a última aplicação nas aves poedeiras.
Para as aves perus, o abate dos animais deverá ser feito 17 dias após a última aplicação. O fabricante orienta esse período de carência fazendo um alerta que utilização do produto em condições diferentes das indicadas pode causar a presença de resíduos acima dos limites aprovados tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo.

Chemitril Oral é muito utilizado em aves, combatendo uma série de doenças e problemas respiratórios.

Efeitos Colaterais

Sobre os efeitos colaterais, as considerações mostram que o Chemitril não é considerado tóxico e bem tolerado quando administrada doses de aplicação indicadas.

Dicas Agrocampo Giordani

Essas e outras notícias podem ser acompanhadas semanalmente no nosso Blog Agrocampo Giordani. Conheça ainda nossa ampla linha de produtos agropecuários disponível no site www.agrocampogiordani.com.br

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *