06 passos para acabar de vez com as pulgas em cachorro

Olhar o coça-coça sem parar do seu cãozinho é uma agonia, não? Mas o que fazer para acabar com pulgas em cachorro de uma vez por todas?

Simples! Separamos esses 06 passos para você resolver de maneira rápida e prática esse problema. Confira.

Para acabar com pulgas, devemos conhecer a nossa inimiga

Já dizia Sun Tzu, em seu livro “Arte da Guerra”:

Conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas.

acabar com as pulgas

Pulgas são parasitas minúsculos, que se alimentam do sangue de seus hospedeiros (cães, gatos, outros animais e até nós, seres humanos), através de mordidas. Ao morderem o seu hospedeiro, causam irritação na pele o que acaba em coceira.

As pulgas no cachorro conseguem pular mais de 1.000 vezes o próprio peso,  75 vezes a própria altura e 25 vezes seu comprimento. Além de todas essas habilidade, ainda colocam 2.000 ovos durante toda sua vida.

Na fase adulta, elas passam 24 horas por dia na pele do hospedeiro e são capazes de sugar 15 vezes mais sangue do que o equivalente ao seu peso corporal.

O ciclo de vida das pulgas em cachorro

Em seu ciclo, a pulga assume quatro formas: Ovo, Larva, Pupa e Pulga Adulta .

Ovo

Quando a pulga ainda é um ovo, ele é colocado pela pulga adulta nos pelos do animal hospedeiro. Entretanto, esse ovo não fica no animal. Ele acaba caindo da pelagem e se espalha por todo ambiente onde o animal se movimenta.
Por isso, você lê por aí que devemos tratar o ambiente e o animal para controlar a infestação.

Larva

Após a forma de ovo, passamos para a forma de larva. As larvas tendem a evitar a luz, se escondendo em tapetes, frestas, cama, cobertores, entre outros esconderijos.
Ela passa por duas transformações até alcançar o estágio de larva madura, quando se transforma em pupa.

Pupa

Quando a larva atinge essa forma, ela se envolve em um casulo e pode sobreviver por até 6 meses no ambiente.
Esse casulo, com o tempo, acaba se misturando a outros resíduos, camuflando-se muito bem.
Como nas outras formas, a pupa evita a luz se escondendo em lugares de difícil limpeza, o que acaba dificultando sua remoção.

Pulga Adulta

Esta é a fase em que podemos ver e conhecer a pulga. Ela fica no animal, na casinha, em cobertores, sofás, cortinas e outros móveis.
Nesse estágio, se alimenta do sangue do cachorro e coloca mais ovos, que irão seguir o ciclo novamente.

O ciclo da pulga em dias

O ciclo de vida da pulga pode durar apenas 12 a 14 dias ou atingir até 180 dias.
Normalmente um ciclo de vida completo dura de 3 a 6 semanas.

Legal, agora que já conhecemos nossa inimiga pulga, vamos aos passos para se livrar dela:

Cachorrinho vestido de médico para combater e acabar pulgas em cachorro

#1 Avalie a infestação

É importante que você avalie todos os fatores ligados à infestação de pulgas em cachorro.

Verifique todo o ambiente que seus animais utilizam no dia a dia, todos os cantinhos, roupas, cobertores, camas, enfim, tudo que pode servir de esconderijo para as pulgas.

Faça uma avaliação de seus animais, procure por pulgas no pelo. Em alguns casos, a coceira do seu bichinho não tem nada a ver com pulgas, e sim com alergias e problemas na pele.

#2 Faça o tratamento dos animais 

Agora que você já sabe que o problema realmente são as pulgas, realize o tratamento dos seus pets.

Existem diversos produtos, são pipetas, shampoo e sabonetes, sprays, comprimidos mastigáveis, entre outras formas.

Cada produto possui um período de ação diferente, alguns mais fortes, outros mais fáceis de fornecer ao animal.

Indicamos que você olhe em nossa loja virtual a seção de antiparasitários pet e escolha o que melhor se encaixa na sua necessidade. O importante é que você consiga acabar com pulgas em seus pets.

#3 Faça o tratamento do ambiente

Com os seus animais tratados, as pulgas do cachorro que estiverem no pelo acabarão morrendo. Mas não é só assim que vai acabar com as pulgas.  Agora é a hora de tratar o ambiente.

Lave todas as roupas e cobertores que o seu animal utiliza, isso vale também para tecidos da casa em que ele esteja em contato diariamente. Se possível, seque estas peças em uma secadora, com 15 minutos de ar quente, pulgas, larvas e ovos que ainda estejam nelas irão morrer.

Lave o ambiente também, com produtos de limpeza ou se o ambiente for externo pode-se utilizar algum carrapaticida de pulverização, diluído em água(espere secar para colocar os animais novamente nesse local). Deixamos como sugestão a utilização de um destes produtos: K-othrine, Butox e Colosso.

Se não for possível lavar forrações e carpetes, utilize o aspirador de pó. Após finalizar a limpeza com o aspirador, certifique-se de vedar bem o saco e colocá-lo na lixeira mais próxima. Você pode aspirar as pulgas para dentro do saco, mas se o saco ficar aberto e no ambiente, elas vão acabar voltando para seus esconderijos.

Não esqueça dos cantinhos, frestas, embaixo de móveis. Lembre-se: a pulga vive a maior parte de sua vida escondida da luz.

#4 Quebre o ciclo de vida para acabar com pulgas

Como já vimos no início dessa matéria, a pulga tem um ciclo de vida variável. Para controlar a infestação com sucesso e acabar com pulgas, é interessante quebrar esse ciclo.

Existem alguns antiparasitários pet que além de matar a pulga que está no pelo, neutralizam a proliferação ao inviabilizarem os ovos e as larvas.

Você também pode manter o ambiente limpo, realizando limpezas com frequência no chão, em móveis, roupas, casinhas e cobertores.

Quanto a limpeza do animal, você deve tomar cuidado! Dependendo do produto usado para acabar com pulgas em cachorro, dar banhos com frequência diminuem a eficácia do tratamento. Sempre siga as instruções do rótulo da embalagem. 

#5 Mantenha o animal imune à pulgas 

De nada vai adiantar realizar todos os passos anteriores se você não mantiver seus animais prevenidos contra pulgas.

Existem coleiras anti-pulgas que são úteis nessa prevenção, elas podem durar até 4 meses.

Dependendo da escolha do antiparisitario, este pode já fornecer essa prevenção das pulgas em cachorro. Assim você conseguirá acabar com pulgas de forma eficaz.

Fique atento ao tempo de ação de cada produto que utilizar. Marque em um calendário ou em um lembrete no celular, é uma boa dica para não deixar passar o prazo final para o novo tratamento.

#6 Leve a sério o controle da pulga

Por mais inofensivas que pareçam, as pulgas em cachorro podem trazer sérios problemas em uma infestação.

Realize o tratamento do animal e do ambiente para controlar a infestação, mas não pare quando notar que se livrou delas. Para acabar com pulgas você nunca deve descuidar destes passos.

Seus bichinhos podem trazer as pulgas novamente para dentro de casa, seja em um passeio por um ambiente que tenha pulgas ou ainda se misturando com outros animais infestados.

Lembre-se: É melhor prevenir do que remediar.

acabar com pulgas em cachorros

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Agrocampo Giordani
Agrocampo Giordani

Perfil da Agrocampo Giordani o qual movimenta as matérias deste Blog.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *