Vermifugação correta em bovinos

Você sabia? Um animal que não recebe a devida vermifugação, deixa de produzir de 30 a 70 quilos ao ano. Produz menos leite, ocorre um atraso na idade de abate e muitos outros problemas.

Já pensou colocar esta informação na ponta da caneta? Assusta não!?

Então produtor, fica claro como é importante a aplicação de vermífugos no rebanho, a fim de controlar as infestações de parasitas e causar menos prejuízos ao seu negócio.

Nesta matéria, passaremos um resumo para que você fique atento para que alcance um alto índice de eficiência na aplicação de vermífugos.

Vermifugação de bovinos
É muito importante manter seu rebanho vacinado contra vermes e parasitas. Evitando assim, maiores prejuízos ao seu negócio.

Época certa ou mais apropriada para vermifugação

Um dos principais motivos para que o vermífugo não funcione perfeitamente é a época de aplicação.

Para a maioria dos estados brasileiros o calendário sugerido para vermifugação é maio/julho/setembro.

Mas por que a escolha destes meses?

Neste período, estamos na fase seca, onde o cenário é mais hostil aos vermes no ambiente, aumentando a quantidade de vermes presentes nos animais.

Este calendário é uma sugestão, com base no clima brasileiro. Mas o seu médico veterinário deve determinar se ele se encaixa ou se precisa de alguma alteração para a realidade de sua propriedade.

Vermifugação de bovinos
Conte sempre com Médico Veterinário para lhe auxiliar no controle aos parasitas.

Certo, mas qual princípio ativo(vermífugo) devo usar?

Outro fator que acaba causando a resistência dos parasitas é a escolha do vermífugo a ser usado(princípio ativo).

Desde 1981, a Ivermectina é utilizada no Brasil. Por anos ela foi a solução dos produtores.

Mas com os anos passando, muitos laboratórios foram comercializando suas Ivermectinas e o índice de qualidade das mesmas acabou caindo absurdamente. Além da resistência por parte dos parasitas à ela.

Hoje existe uma série de princípios ativos: Ivermectinas, Abamectinas, Doramectinas, Moxidectinas, Sulfóxido de Albendazol, Levamisol, entre outros. Conheça nossa linha de vermífugos aqui.

Mas o importante é o produtor estar atento aos produtos que já usou e quais trouxeram o retorno esperado.

Também é indicado, se houver a possibilidade para o produtor, a realização de exame nas fezes dos animais, para descobrir quais parasitas habitam no ambiente e a qual princípio ativo eles não são imunes. Além do acompanhamento do médico veterinário.

Procure sempre adquirir vermífugos de qualidade, produzidos por laboratórios idôneos.

A rotação de princípio ativo também é benéfica.

Mas nada disso vai adiantar se não ocorrer a aplicação correta, com pistolas e agulhas corretas e desinfectadas. Além de um manejo ideal.

vermifugação em bovinos
Faça sempre o manejo correto ao vacinar os animais. Os equipamentos devem estar limpos e desinfectados também.

Por fim, deve-se estar atento aos animais, identificando as necessidade de vermifugação, para que não ocorra a infestação trazendo prejuízos ao bolso do produtor.

Sempre conte com apoio de um médico veterinário, ele é a pessoa mais habilitada a lhe auxiliar no controle e tratamento de parasitas.

Cuide sempre qual vermífugo vai utilizar, se é o mais indicado para o seu tipo de produção, se a carência não irá lhe prejudicar na hora do abate. Enfim, detalhes que parecem irrisórios mas que se deixados de lado podem acarretar em uma dor de cabeça no futuro.

Não deixe de visitar nosso site e conhecer todas as opções de vermífugos que colocamos a sua disposição. Clique aqui e confira.

Tags: | | |

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *