Produzir leite vale a pena!

Produzir leite é uma atividade de paixão! É para aqueles que guardam seu amor pelo campo e pela pecuária leiteira.

No Rio Grande do Sul, essa é uma atividade que aprendemos com nossos pais, avós, bisavós e mantivemos a tradição.

Modernização

É claro que durante todo esse tempo, muita coisa mudou. A produção de leite enfrentou várias crises nos últimos anos e os produtores tiveram suas dificuldades.

Apesar dos problemas, os produtores superaram esses obstáculos e estão conseguindo se manter nessa atividade, fundamental para a alimentação de qualidade.

Com as margens de lucratividade mais curtas, foi preciso encontrar soluções para aumentar o rendimento, diminuindo os custos. Hoje, é possível dizer que produzir leite vale a pena!

Veja algumas lições tiradas nesse período:

pecuaria leiteira rs emater 3
Foto: Emater

1- Tecnificar é preciso

Ordenhar a vaca manualmente para quem vislumbra a pecuária leiteira como atividade econômica é algo que ficou no passado, e tem tempo! Mas além das ordenhas mecânicas, hoje já se encontram aplicativos de celular que guardam informações sobre a produção e os animais. Sistemas de nutrição, sanidade e estruturação também ajudam a dar conta do recado.

2- Genética selecionada produz melhor

Selecionar animais no olho nem sempre traz dinheiro no final da produção. Investir em animais de boa genética é comprovadamente uma boa maneira de produzir leite com margem para lucrar.

3- Assistência técnica

Mas não basta investir em genética, se não tiver o auxílio de profissionais capacitados para orientar a produção. É fundamental contar com assistência técnica de qualidade para extrair o que os animais têm de melhor. Bem-estar animal, boa nutrição, calendário sanitário e manejo correto são fundamentais. Nesse quesito, a Embrapa e a Emater são grandes parceiras para produzir leite.

4- Atenção com a qualidade do leite

Com as dificuldades, o produtor também viu que é preciso estar atento à qualidade do leite. Investir em tudo o que dissemos garante um produto de melhor valor agregado.

5- Gestão é eficiência

O principal problema das fazendas leiteiras para aumentarem sua lucratividade está na falta de gestão correta do negócio. Assim como qualquer outro empreendimento, para garantir a produtividade na hora de produzir leite é preciso coletar dados, analisar informações, saber quanto investiu, quanto foi gasto e quanto o negócio está rendendo.

Produzir leite vale a pena
Foto: Emater

Boas perspectivas para produzir leite

Para a Embrapa Gado de Leite, o setor no país está se redesenhando com a maior profissionalização, que envolve novos modelos de gestão e a adoção de tecnologias em genética, nutrição e qualidade do leite.

“Um dos exemplos é a maior especialização do rebanho, com descarte de animais de pior genética. Além disso, o País possui o menor custo de produção de milho e soja do mundo, além de pastagens de alta qualidade. Talvez não falte muito para os produtos lácteos comporem nossa pauta de exportações”, diz um artigo publicado pela instituição.

Com todos esses investimentos, sejam eles em tecnologia ou informação, a pecuária leiteira continuará uma atividade econômica competitiva e lucrativa.

Tags: | |

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *