Mosca-dos-chifres: dicas de controle e combate

Está enfrentando problemas com a mosca-dos-chifres? Estudos comprovam que o controle e o combate adequados desse inseto podem trazer muitos benefícios para o seu rebanho.

Todos os anos, estima-se que as perdas causadas pela mosca-dos-chifres cheguem a 2,8 bilhões de dólares para a produção.

Mas se ela aparentemente não transmite nenhuma doença, como isso é possível? De difícil controle e combate, ela causa redução no índice de prenhez e menor produção de carne e leite.

A época chuvosa é quando sua multiplicação se torna um verdadeiro problema, embora a mosca-dos-chifres esteja presente nos rebanhos durante praticamente todo o ano.

mosca-dos-chifres2
Foto: Embrapa

O que é a Mosca-dos-Chifres

A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é um parasita hematófago que chega a picar o animal até 30 vezes ao longo do dia.

Ela se acumula nas áreas onde a cauda e a cabeça do animal não alcançam. Por isso, sua região preferida é o dorso e o cupim.

Estudos recentes também mostram sua predileção por animais machos, atraída pela testosterona. Enquanto nas vacas nota-se a presença de aproximadamente 80 moscas por animal, nos machos esse número chega a 500.

Sua preferência é por raças europeias, mestiços e animais de pelagem escura ou com manchas escuras.

Ciclo reprodutivo

A mosca-dos-chifres passa a maior parte do tempo no hospedeiro e realiza apenas voos curtos para colocar seus ovos, voltando rapidamente.

Sua reprodução ocorre assim que os animais defecam. As fêmeas colocam seus ovos nas bordas da massa fecal fresca e retornam ao hospedeiro. As larvas começam a se desenvolver ainda no mesmo dia e atingem a fase a adulta entre 10 e 15 dias depois. Quanto maior for a temperatura, mais rápido é esse ciclo.

Por que acabar com esse inseto

mosca-dos-chifres

Gado de corte

Estudo realizado em 2016 mostra que as perdas econômicas causadas pela mosca-dos-chifres por cabeça de animal de corte são de aproximadamente R$154. Enquanto o investimento em controle e combate a H. irritans fica abaixo de R$2.

Isso ocorre porque as picadas incessantes são dolorosas, causando incômodo e irritação no animal. Isso diminui o tempo de pastejo, ingestão de água e descanso.

Gado de leite

Já nos animais produtores de leite, a produtividade diminui, em média, 25% onde há infestação do inseto.

Cria e recria

Outro estudo também demonstra que a infestação dessas moscas em touros está associada à queda no índice de reprodução. O combate ao inseto aumentou em até 25% a porcentagem de prenhez.

Couro

Além das situações de produtividade, há outros prejuízos associados. Devido às picadas, o couro do animal se torna mais espesso e tem menos valor econômico para venda.

Oportunistas

Uma outra situação que deve preocupar o pecuarista é que as feridas deixadas pela mosca são um ambiente propício para instalação de miíases(bicheiras), que também retardam o desenvolvimento do animal.

mosca-dos-chifres-ourofino

Dicas de controle natural

Besouro africano

É preciso parcimônia na hora de realizar o combate químico da mosca-dos-chifres.

Assim como ela se reproduz nas fezes do animal, os besouros africanos também têm grande predileção por esse ambiente e se reproduzem na mesma estação do ano.

O besouro africano é uma importante maneira de fazer o controle natural da H. irritans. Considerado um inimigo natural, ele pode limitar a reprodução da mosca-dos-chifres em cerca de 90% e, sem eles, os rebanhos sofreriam muito mais com as picadas constantes.

Práticas sanitárias

Faça o descarte correto de resíduos orgânicos e tenha atenção com a suplementação.

Conforme estudo da Embrapa, o descarte de resíduos orgânicos de maneira inadequada agrava o problema da mosca-dos-chifres. A suplementação alimentar realizada de forma incorreta também é um fator a ser considerado, pois gera sobras de produtos orgânicos que entram em decomposição.

Como fazer o combate

Confira algumas práticas de controle recomendadas pela Embrapa.

Controle tático

Quando o surto requer uma decisão ágil, é chamado controle tático. Geralmente, os sinais claros de que a intervenção é necessária são as frequentes cabeçadas na paleta ou no cupim, como demonstração de inquietude demonstrada pelos animais. Na ausência desses sinais, o inseticida é um investimento desnecessário.

Controle estratégico

O mais recomendado, pois no controle estratégico o uso de inseticidas está incluído no calendário sanitário da propriedade.

Em boa parte do país, esse controle é feito nos meses de maio/junho e novembro/dezembro, coincidindo com o período anterior à estação chuvosa e com o calendário da Febre Aftosa.

Manejo de resistência

Percebe-se que, com o passar dos anos, as moscas-dos-chifres estão cada vez mais resistentes aos produtos existentes no mercado. Para evitar isso:

  • Faça a rotação das classes de inseticidas anualmente;
  • Dê preferência aos de menor persistência;
  • Quando a infestação de moscas não foi simultânea à de carrapatos, escolha carrapaticidas que não possam efeito mosquicida.

Produtos contra mosca-dos-chifres

A escolha adequada do produto para fazer o controle da mosca-dos-chifres é fundamental para o sucesso do trabalho.

Fazer o armazenamento e a aplicação das doses corretamente, conforme recomendado pelo fabricante também é o diferencial para ter bons resultados.

Aqui na Agrocampo Giordani trabalhamos com três marcas de produtos que ajudam no controle da mosca-dos-chifres.

São os brincos mosquicidas, fixados na orelha dos bovinos. O componente é liberado lentamente e recomenda-se a troca a cada 4 meses. Utilizado apenas um brinco por animal. Confira!

Brinco Mosquicida Expert – MSD

brinco-mosquicida-expert

Brinco Mosquicida Top Tag 180 – Zoetis

brinco-mosquicida-zoetis

Tags: | | |

Sobre o Autor

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *