Meu cachorro perde muito pelo, o que fazer?

Os tutores de cães costumam ter uma queixa contínua: a quantidade de pelos deixados por seus animais em toda a casa. Os fios perseguem roupas, sofás e andam por todo lugar, tornando as faxinas mais constantes e, também, mais difíceis de serem realizadas. Além disso, o cachorro que perde muito pelo pode começar a causar alergias, devido ao contato constante.

Se o seu cachorro perde muito pelo, mas você quer manter essa amizade intacta, trazemos aqui algumas dicas que poderão te ajudar a resolver esse problema. Falamos desde as raças que soltam muitos pelos naturalmente até como diminuir esse problema e as doenças que fazem cair os pelos.

Lembre-se de que a pelagem e a pele refletem a saúde geral do seu cão.

Por que meu cachorro perde muito pelo?

A perda de pelos em cães acontece de maneira natural e cíclica. Em regiões de climas amenos, eles costumam fazer duas trocas de pelos por ano: na primavera e no outono. Isso porque seus organismos estão se preparando para as estações que virão.

Na primavera, os subpelos e a pelagem mais espessa começa a cair para dar lugar a uma pelagem mais leve e mais curta. Nos animais de pelo curto, essa alteração pode ser facilmente percebida, como pug, pinscher, dachshund e labrador. Também é possível notar nas raças naturais dos climas frios e que têm dupla pelagem, como husky, pastor, chow chow, akita e border collie.

Isso mostra que, ao contrário do que se pensava, cães de pelos curtos também perdem muito pelo. Inclusive, mais do que muitas raças peludas.

Veja as raças campeãs em perda de pelos

Pug

pugBulldog Francês

bulldog frances

Bulldog Inglês

bulldog inglês

Cavalier King Charles Spaniel

cavalier king

Golden Retriever

golden-retriever

Labrador

labrador

Dachshund

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Rottweiler

Rottweiler

Beagle

Beagle

Doberman

Doberman

Queda de pelos sazonal

Se o seu cachorro perde muito pelo, observe se o problema acontece com mais frequência em determinada época do ano. Nas quedas de pelo sazonais, a pelagem se mantém com aspecto sadio, brilhosa e com textura agradável. É importante observar se não há falhas, nem feridas ou coceiras, que indicam problemas mais graves no seu cão. Na ausência desses sintomas, você pode apostar em soluções práticas.

A fêmea do cachorro perde muito pelo também durante o cio ou no pós-parto, devido às mudanças hormonais e porque elas voltam todas as suas energias para cuidar dos filhotes. Não é motivo de preocupação, a menos que surja algum problema visível de pele.

  1. Suplementos para cães

Glicopan Pet combina aminoácidos, vitaminas do Complexo B e Glicose, propiciando resposta rápida na melhora do estado geral do animal. Também estimula o apetite e a energia do seu cão.

glicopan

  1. Ômega 3

Os ácidos graxos são importantes na nutrição canina e nem sempre ele é consumido em quantidade suficiente, o que leva à perda de pelos. Algumas rações já vêm com essa substância em sua composição, mas têm um valor mais elevado no mercado. Se a sua não tem esse componente, oferecer uma cápsula por dia de Ômega 3 próprio para cães ao seu amigo vai melhorar bastante o problema com pelos espalhados pela casa.

  1. Reveja a dieta do seu cão

O cachorro perde muito pelo também quando as rações não suprem todas as necessidades alimentares dele, deixando os pelos sem vida. É fundamental que a ração ofereça vitaminas A, C,  D, E e do complexo B, além de fibras (vegetais) e ácidos graxos, como o Ômega 3.

Também pesquise se a marca da ração é a mais adequada para a raça ou porte físico do seu cão. Trocar por uma linha que ofereça todas as vitaminas necessárias pode melhorar o problema com a queda de pelos.

  1. Rasqueie o pelo

Rasquear o animal diariamente ajudará a desprender os pelos que já estavam soltos, evitando que se espalhem pelo local.

Using slicker brush on short-haired dog, side view

Doenças que fazem o cachorro perder pelo

Se o eu cachorro começou perdendo muito pelo e você passou a notar que agora ele apresenta falha na pelagem, coceiras ou algum tipo de irritação na pele, esses são sinais de alerta. Diversas doenças podem fazer o animal perder pelos, algumas fáceis de serem tratadas, outras nem tanto. Veja as principais causas de perda de pelos:

  1. Ectoparasitas

Carrapatos, pulgas e piolhos são muito comuns no verão, pois gostam do clima quente e úmido. Eles causam alergias nos seus animais que levam à queda de pelos. Além disso, transmitem outros problemas de saúde, como a doença do carrapato, que pode até levar o animal à morte quando não tratada a tempo. Para evitar preocupações, deixe sempre seu animal com uma coleira anti-pulgas e carrapatos.

coleira ducão

  1. Fungos na pele

Problemas de pele são a principal causa de visitas ao veterinário. Algumas raças têm mais predisposição do que outras a esse problema. Como no verão chove bastante na maioria das regiões brasileiras, essa estação é mais propícia ao surgimento dos fungos. Se notar ausência de pelos, lesões ou coceiras, procure um veterinário. Somente esse profissional pode recomendar o remédio apropriado para cada tipo de fungo. Isso fará com que o seu cachorro que perde muito pelo possa se recuperar.

  1. Sarnas

Um outro sinal de alerta para cachorro que perde muito pelo são as sarnas. Uma delas é a sarna demodécica, transmitida da mãe para os filhotes e com a qual o animal passa a conviver durante toda sua vida. Ela é causada pelo ácaro Demodex sp e se apresenta principalmente no focinho, olho e patas, podendo evoluir para todo o corpo, deixando a pele escamosa e escurecida. É de fácil tratamento e não é transmitida para o homem nem para outros animais.

Já o segundo tipo, a sarna sarcótica, merece mais cuidados, porque pode ser transmitida ao homem. Ela faz os animais perderem pelos, causa muita coceira e deixa a pele vermelha e irritada.

  1. Estresse

Cães também ficam estressados. Assim como os seres humanos, eles são sensíveis às alterações na rotina. A queda de pelos é um dos sintomas do estresse agudo. Ele se manifesta depois de viagens, experiências que possam ter sido traumáticas, mudança nos horários do tutor, viagens, perda do dono, entre vários outros fatores.

Não se esqueça de que se o cachorro perde muito pelo, para manter sua pelagem saudável ele precisa de boa alimentação, tomar sol e ser escovado diariamente. A queda de pelos sem nenhum sintoma é sinal de que seu animal está apenas renovando os fios e você não precisa se preocupar.

Caso ele apresente algum problema na pele ou irritação, procure um veterinário de sua confiança para que possa fornecer ao seu animal os medicamentos corretos que o farão se recuperar logo.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *