Homeopatia em bovinos: uma grande aliada

A homeopatia em bovinos vem sendo adotada por muitos criadores como um tratamento barato, eficaz e sadio no combate de várias doenças. A prova disso são os números que a cada ano surpreende.

Essa alternativa já está inserida em quase todo o país. Dos mais de 200 milhões de bovinos espalhados pelo país – conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2% são tratados exclusivamente com medicamentos homeopáticos, o que afirma a médica veterinária homeopata Maria do Carmo Arenales, que se dedica exclusivamente a Homeopatia Animal.

Segundo ela, os resultados da homeopatia em bovinos pode ser imediato e muito satisfatório. Arenales cita que não há diferença no manejo, e os animais podem ser criados livres ou confinados na terminação, caso necessário. “Recomenda-se os medicamentos homeopáticos para todo o ciclo de vida dos animais e se estiverem em risco de produção, são indicados os alopáticos ou fiterápicos”, explica a veterinária que ressalta que todo o tratamento deve ser realizado com “muito critério e esperando com rigor o período de carência”.

Homeopatia em bovinos, uma grande aliada

Tratamento homeopático

Todo o tratamento homeopático deve ser iniciado após o planejamento das doses por categoria do plantel podendo ser inserido em qualquer fase do bovino.

É bom ressaltar, que o tratamento homeopático pode trazer resultados com tempos diferentes ao de tratamentos com medicamentos convencionais, nem sempre a homeopatia em bovinos traz resultados na hora.

“O Manejo Homeopático trata-se de uma ferramenta na viabilização da sanidade do gado. Controla Endo e Ectoparasitas de forma a atingir apenas os parasitas alvos, e não atingir os predadores e outros organismos vivos que entrarem em contato com os medicamentos dinamizados”, diz.

Conheça nossa loja virtual, tudo o que você precisa encontra aqui.

Doenças tratadas com a Homeopatia em bovinos

Considerada como a grande vilã da produtividade leiteira, a mastite(confira nossa matéria sobre essa doença), assim como outras patologias também pode ser tratada pela homeopatia, considerada ainda como uma alternativa sustentável.

“Podemos definir a ciência homeopática como sustentável, por ser extremamente conservadora da homeostasia do organismo, ou seja, sustenta, mantém, ampara, alimenta, conserva o equilíbrio dinâmico da saúde existente em todas as formas de vida, seja animal ou vegetal. Além de ser uma medicina curativa é também preventiva”, lembra.

Homeopatia em bovinos combate a mastite

Benefícios da Homeopatia em bovinos

Desenvolvida há mais de dois séculos, por Samuel Hahnemann, na Alemanha, a homeopatia frisa a existência da energia vital. “Desde o momento que esta energia, por algum motivo, se desequilibra, aparece à doença. O medicamento homeopático é derivado de substâncias existentes na natureza, podendo, estas, ser de origem animal, vegetal ou mineral. Essas substâncias são diluídas e dinamizadas, ou seja, são processadas, manualmente ou por aparelhos, sendo agitadas, de forma a liberar energia, e é essa energia justamente que confere aos medicamentos seu poder de curar”, aponta Arenales.

Responsável pelo primeiro laboratório veterinário homeopático brasileiro, Arenales avalia os benefícios da introdução do manejo homeopático. Entre esses pontos está a preservação ao meio ambiente.

“A sustentabilidade desta ciência é demonstrada através de parâmetros, entre esses promover um alimento de origem animal com resíduos controlados; ser uma ferramenta na sanidade dos animais e vegetais de produção orgânica, dentre outros”.

Ela ainda lista outros pontos positivos na utilização desta ciência:

“o mesmo se aplica para o boi verde, ou seja, animais criados a pasto, recebendo exclusivamente alimento de origem vegetal; efetivo no controle de carrapatos, moscas do chifre, moscas domésticas, moscas do estábulo, bernes, vermes, coccidiose ou eimeirose e cisticercose. Controle da Stomoxys calcitrans, denominada de mosca do estábulo, mosca do canavial, mosca da fruta, entre outras denominações. Reduz o estresse e a perda de peso e produção causada pelo ataque violento desta mosca; preservação da fauna e da flora nativa, evitando alterações nas cadeias ecológicas de insetos e predadores naturais; é considerada uma grande vantagem para a transformação e preservação do bioma, ajudando inclusive a intensificar o manejo homeopático; alta tecnologia de ponta, ao tratar as doenças do rebanho intervindo positivamente no desempenho econômico”

A veterinária aponta também a satisfação entre os pecuaristas que adotam a homeopatia do cotidiano.

“Essa redução nos custos diminui significativamente o gasto com medicamentos de uso veterinário, além de incrementar a produção de carne, leite; fertilidade do rebanho; novas tecnologias da reprodução com os fatores homeopáticos sendo utilizados em receptoras, doadoras e inclusive em touros. E mais, aumenta a imunidade dos recém-nascidos, assim como reduzir óbitos; vigor é a voz corrente nas propriedades ao reduzir as diarreias e pneumonias; trata efetivamente a mastite, patologia do casco, papilomatose, intoxicações diversas, inclusive aquelas causada por ervas tóxicas e brachiarias”.

A veterinária completa ressaltando a redução do cortisol, com isso o controle do estresse dos animais. E por fim, um couro de excelente qualidade.

Acesse nossa loja virtual, o que você precisa encontra aqui.

Homeopatia em bovinos: Uma alternativa sustentável

“Cerca de seis milhões de toneladas de agrotóxicos, anualmente são despejadas no planeta, contaminando o solo, água, os animais e vegetais. Consequentemente toda contaminação e os efeitos residuais se voltam contra o ser humano”, mostra Arenales.

Para a veterinária, é nesse ponto que entra os fatores homeopáticos que determina ao produtor um aumento em seus lucros, pelo incremento da produção que segue aliado a uma consciência crescente da população sobre os malefícios que uma alimentação com resíduos tóxicos ocasionam na saúde.

“A grande realidade, amarga, que temos em nosso passado recente é o famoso mal da vaca louca, quando de forma imprudente, fizemos um animal eminentemente herbívoro como os bovinos, se alimentar de restos de frigorífico. Desta forma, muito mais que carnívoros, provocamos neles o canibalismo. A revolta da natureza foi fatal: o surgimento de uma estrutura viva, denominada ‘príon’, que causa danos fatais e irreversíveis nos bovinos. O mais dramático desta situação criada pelo ser humano, é que se trata de uma zoonose fatal, ou seja, doença que é transmitida ao ser humano e não tem cura”, avalia.

Maria do Carmo Arenales, completa dizendo que as embalagens dos produtos são feitas de plástico recicláveis, garantindo descarte sustentável, o que não causa agressão ao meio ambiente, ao contrário de alguns medicamentos que são comercializados em vidros ou embalagens que causam impacto ao serem rejeitados.

Nossa entrevistada

Maria do Carmo Arenales
Maria do Carmo Arenales

Maria do Carmo Arenales é graduada em licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho – UNESP – (SP) (1976), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (PR) (1980) e graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade Integrada Cantareira (SP) (2004). Especialista em Homeopatia Veterinária Latu-Sensu é responsável pelo primeiro laboratório do país especializado na manipulação de remédios homeopáticos destinados ao uso em diversas espécies animais.

Professora em diversos cursos oferecidos à Médicos Veterinários Homeopatas em todo o Brasil e Exterior, é autora do Livro: “Sintomas Mentais dos Animais Domésticos – a visão homeopática fazendo ponte entre o psiquismo animal e o humano”, com várias publicações de casos clínicos veterinários nos livros de Matéria Médica Homeopática IBEHE.

Arenales é consultora credenciada de Produção Orgânica, Diretora e proprietária do primeiro Laboratório de Medicamentos Homeopáticos Veterinários das Américas e reconhecida com premiações oferecidas por entidades como Sebrae, Fiesp, Ciesp, Sesi entre outras.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *