Qual a importância da Escovação de dentes nos pets?

Escovação de dentes nos pets é sempre uma grande dúvida. Vários são os questionamentos sobre a escovação de dentes nos pets, em especial os cães e gatos, sobre qual produto utilizar? E se o animal tiver um temperamento difícil? Quando começar a escovar os dentes dos animais de estimação? E por ai vai!

Mas, de fato, como deve ser feita a escovação de dentes nos pets?

A escovação de dentes nos pets previne o tártaro nos dentes que é formado em decorrência do acúmulo de bactérias. Esses tártaros causam ainda uma aparência escura nos dentes causando mau-hálito e outros problemas graves.  Uma pesquisa realizada pela mestra em Medicina  Marcela Vieira Duboc, apontou qual é a percepção de proprietários de cães e gatos sobre a higiene oral de seu animal.

Segundo ela, a odontologia veterinária vem apresentando um expressivo desenvolvimento nos últimos anos, entretanto, a escovação de dentes nos pets ainda não é tão comum entre os donos e o que muitos não sabem, que tal procedimento pode inclusive prevenir doenças graves que podem levar os animais inclusive a óbito.

“O desconhecimento da importância do tema, por parte dos proprietários, é outro fator que dificulta a adoção de medidas preventivas e contribui para elevar a incidência da doença periodontal, enfermidade comum em cães e gatos, a qual pode apresentar alterações locais com impacto em vários órgãos e tecidos. Escovação diária dos dentes é a melhor forma de prevenir a doença periodontal”, destaca.

A pesquisa apresentou números que chamaram a atenção, 72,5% dos entrevistados não realizam a escovação de dentes nos pets e entre as principais justificativas estão o temperamento dos animais, a falta de interesse para a realização do procedimento, falta de tempo por parte do proprietário. Muitos inclusive declararam não realizar a escovação por achar que não seja necessário.

“Dentre os proprietários entrevistados apenas 4% relataram fazer a escovação dental diariamente. Muitas pesquisas relacionadas à doença periodontal têm sido realizadas com enfoque na etiopatogenia, na clínica e na cirurgia, relacionadas à afecção, mas são escassos os trabalhos voltados à orientação e sensibilização dos proprietários para a importância da prática da escovação”, afirmou.

Escovação de dentes nos pets
Foto VIX

Escovar os dentes é o melhor remédio para prevenir

Sem dúvida prevenção é a melhor forma de evitar a perda dos dentes e complicações de saúde no animal. A veterinária afirmou que a escovação diária é o método mais indicado e fez um alerta sobre quem pensa que escovar o dente dos animais não seja importante.

Alimentação – uma aliada da escovação nos pets

Uma das principais recomendações dadas aos proprietários em relação à saúde oral é a escovação dos dentes dos animais. Muitos profissionais orientam que pelo menos uma vez na semana seja recomenda a prática que deve ser associada ao consumo de alimentos, como rações, de boa procedência.

Confira algumas dicas para a escovação de dentes nos pets

O blog Agrocampo Giordani traz algumas dicas de como escovar os dentes do seu animalzinho de estimação de maneira segura e eficaz garantindo uma melhor qualidade de vida para o seu melhor amigo.

1) Peça ajuda ao veterinário

O acompanhamento do veterinário de confiança é imprescindível, principalmente no casos em que o animal já apresente alguma doença como sangramento nas gengivas, falta de dentes e até mesmo tártaros nos dentes. Nesses casos, o profissional terá condições de tratar esses problemas.  Peça ajuda sempre! Afinal de contas, prevenir é melhor do que remediar.

Já no caso dos animais que estejam em dia com a saúde, o veterinário terá um papel importante. Ele ensinará como se deve realizar a escovação correta para não deixar o bichinho estressado podendo causar um acidente como mordidas.

2 – O ideal é começar ainda filhote

Os veterinários indicam que quanto mais novinhos sejam os animais melhor será a sua adaptação a rotina de higiene bucal. Isso se tornará um hábito, assim como os banhos. Quando mais novos os animais, melhor será a sua adaptação.

3 – Sempre utilize produtos específicos para pet

Nada de usar produtos que sejam voltados para o consumo humanos. Animal é animal e precisa de cuidados. O mercado de produtos veterinários cresce a cada ano e não será nada difícil encontrar em uma petshop uma pasta de dentes especifica para os bichos. A escova de dente também merece atenção.  Existem uma infinidade de opções de cores e tamanhos que sejam ideais para cada raça e tamanho do animal.

4) Dedique um tempinho ao seu pet

Muitos donos de animais afirmam que não tem muito tempo para se dedicar a escovação de dentes dos animais. Mas eles merecem atenção e cuidados necessários.

Mesmo que seja rápida a escovação dos dentes dos pets, a prática deve ser repetida frequentemente. Peça orientação ao veterinário, com certeza ele te dará uma solução rápida e eficaz para escovar os dentes dos pets.

DICAS AGROCAMPO GIORDANI

A nossa dica de hoje fica por conta da médica veterinária Tatiana Bérenger do canal Dicas Veterinárias. Ela mostra algumas dicas práticas de como devemos escovar os dentes dos pets. Busque ajuda profissional. Com certeza seu amiguinho lhe agradecerá por mais esse cuidado!

Acesse também outras dicas de produtos Pets no site da Agrocampo Giordani.

 

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *