Carrapatos: Como evitar?

Eliminar os carrapatos nos rebanhos bovinos, seja de corte ou de leite, nunca foi uma tarefa fácil. O controle deve ser diário e ações simples com o uso correto de carrapaticidas de qualidade e ações preventivas contra a doença do carrapato pode ser uma saída econômica e eficiente para garantir a rentabilidade do gado.

O carrapato se alimenta do sangue do animal e, por isso, é capaz de causar diversos problemas que vai desde a perda de peso, perda de qualidade do couro, diminuição na produção de leite, lesões de pele, miíases, anemia, além da transmissão de várias doenças graves entre essas a chamada Tristeza Parasitária Bovina (TPB) – complexo de doenças que inclui a babesiose e a anaplasmose; a Piroplasmose ou Doença do carrapato. Além desses dois fatores, causam outros prejuízos, como a irritação e as perfurações no couro.

Pesquisas

Especialistas indicam que o melhor remédio contra a proliferação do carrapato é a prevenção. Caso não seja possível, os criadores podem seguir algumas dicas para melhorar o controle desses parasitas nos bovinos, como aderir ao sistema estratégico de controle que tem como proposta atuar diretamente no combate dos animais ainda na fase de larva. Porém, não é apenas o uso de carrapaticida que combate o inseto.

Alguns cuidados são necessários, como aponta o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que realizou uma pesquisa com 40 produtores de leite da região Noroeste do Estado de São Paulo para levantar a situação de controle do carrapato bovino nos rebanhos leiteiros e de outros parasitas, como berne e bicheira. O estudo mostrou a presença de falhas no controle, o que pode levar a resistência genética do carrapato ao carrapaticida.

A pesquisa mostrou que muitas propriedades estão aderindo muito bem as tecnologias indicadas para a produção leiteira sustentável, como manejo intensivo de pastagens, pastejo rotativo e adubação do pasto com ureia. Porém, não realiza corretamente o controle de carrapatos, sendo utilizada apenas a aplicação de carrapaticidas com grande frequência, às vezes a intervalos semanais, o que causa uma resistência ao parasitismo.

SONY DSC
Reprodução Esalq/USP

Quando e como usar o carrapaticida?

As altas temperaturas do verão brasileiro são propícias para a multiplicação dos carrapatos bovinos (Rhipicephalus microplus), o que facilita a eclosão de larvas provenientes dos ovos colocados nas pastagens.

De acordo com a Embrapa Gado de Leite, a geração de carrapatos existente nessa época se desenvolve rapidamente, porém o uso de pulverizadores e tratamento corretos agem diretamente sobre a população de carrapatos presentes, o que permite o combate eficiente contra esse vilão.

Esse sistema estratégico deve ser realizado entre os meses de setembro a abril, seguindo as orientações prescritas por profissionais da área e conforme indicação da bula dos produtos a serem utilizados.  Após as pulverizações, os bovinos já não terão tantos parasitas instalados e até a primavera – período que aumenta a população de carrapatos – já não será necessário novo tratamento incisivo, apenas o controle será o suficiente.

Pastagens – todo cuidado é pouco 

Os criadores devem ficar atentos ao controle nas pastagens em toda a propriedade. Os carrapatos que estão presentes nos animais representam a menor parte da população existente no rebanho até mesmo porque a cada fêmea ingurgitada que cai ao chão conseguirá produzir até três mil novos carrapatos. O número chega a ser assustador. Por isso, a prevenção é sempre o melhor remédio.

Reprodução Globo Rural
Reprodução Globo Rural

Qual o melhor remédio contra o carrapato?  

Os carrapaticidas são muito mais eficazes quando aplicados ainda durante a fase de larva, antes da ninfa se tornar uma metaninfa. O manejo é fundamental para o sucesso do tratamento e, diante disso, o mercado disponibiliza inúmeras soluções de remédios bons para o combate desses parasitas.

O carrapaticida e inseticida Bovguard é um produto de amplo espectro para bovinos contra doenças do carrapato. De fácil aplicação deve ser aplicado de maneira uniforme desde a nuca até a garupa (base da cauda). A medida é eficaz e atua diretamente no combate dos carrapatos e moscas que afetam o rebanho. O produto garante a proteção do animal por até 35 dias. Conheça mais sobre o produto clicando aqui.

Aplicação do antiparasitário 

Os carrapaticidas devem ser utilizados por meio de pulverização e podem ser administrados durante o banho dos animais. É importante que os criadores adotem o tratamento em todo o rebanho, isso garantirá o extermínio total do parasita. Vale destacar que no caso de pulverizadores o ideal é observar se o jato está ultrapassando o pelo animal para não causar danos ao couro. O ideal é pedir a orientação de profissionais para o manejo correto do produto.

Crédito fotos: freeimages.com

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *