Descubra como funciona a IATF

Muitas vezes escutamos por aí sobre os benefícios da IATF, das técnicas de IATF. Mas afinal o que é a IATF?

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma biotecnologia utilizada para resolver as dificuldades encontradas no processo de inseminação artificial (IA) convencional, tendo por objetivo o controle da ovulação, através de protocolos hormonais(Fonte: Info Escola).

A inseminação artifical surgiu, no Brasil, na década de 70. Naquela época, o que dificultava a larga utilização deste método era a observação do cio.

Então já nos 90, surgiu o termo IATF: Inseminação Artifical em Tempo Fixo, com a utilização de protocolos para sincronizar o cio de um rebanho inteiro, realizando a inseminação de uma só vez em vários animais.

Em 2002, aproximadamente 5% do rebanho brasileiro utilizava IATF. Uma década depois, esse número dobrou sendo 10% do rebanho do País a utilizar este método(Fonte: Rural Centro UOL).

A IATF se distingue da Inseminação Artificial comum pelo benefício de poder realizar o procedimento em um lote grande de animais, sem a necessidade de observar o cio. Esta observação apesar de parecer simples, pode ser mal diagnosticada e, se assim for, acontecer a realização da inseminação no momento errado, não gerando retorno desejado.

Certo,  já entendi a diferença entre a Inseminação Artifical comum e a IATF. Mas como funciona essa história de protocolos na IATF?

Os Protocolos de IATF, nada mais são, que uma série de aplicações de medicamentos hormonais, com intuito de sincronizar a onda de crescimento folicular, a fase luteínica e sua regressão e o momento da ovulação.

No bom e velho português, os protocolos de IATF são aplicações de hormônios com o objetivo de preparar o animal para ovular, ou seja, estar preparado para receber o sêmen e fertilizá-lo.

No protocolo de IATF é realizada a aplicação de hormônios no animal, através de injeções e implantes. Estas aplicações necessitam de algum tempo para surtir efeitos, em alguns casos estas aplicações são divididas e realizadas uma a cada dia, conforme o protocolo. Logo após alguns dias da aplicação, o médico veterinário volta a propriedade e realiza a inseminação dos animais.

Inseminatie_4494727256

Mesmo realizando a IATF, conforme o protocolo utilizado, não há garantias sólidas de prenhez dos animais. Tudo depende de uma série de fatores, que variam conforme a região, condições e manejo.

É bom saber que existem muitas estratégias e protocolos que podem ser escolhidos. É possível fazer uma, duas ou mais inseminações artificiais em tempo fixo. O repasse da primeira IATF pode ser feito, ainda, por inseminação artificial com observação de cio (IA) ou mesmo com touro. Além disso, as matrizes podem ser dividas em lotes de modo que cada lote passe sequência de procedimentos diferentes, dentro da mesma propriedade e na mesma estação de monta. Quando a escolha é por realizar mais de uma IATF no mesmo lote de animais, dizemos que estamos fazendo a ressincronização. O intervalo entre protocolos pode ser de 30 ou 45 dias(Fonte: Embrapa).

Na maioria dos casos, é realizada a IATF, com resultados médios que variam de 50-55% e realizado o repasse com touros, a fim de garantir um índice ainda maior de prenhez no rebanho.

Precisando de produtos para IATF? Confira nossa linha aqui.

É importante frisar que estes protocolos de IATF sejam realizados por um médico veterinário, de preferência especializado em reprodução animal.

A IATF surgiu com intuito de oferecer diversas vantagens ao produtor, algumas delas são:

  • Padronização do lote de terneiros por idade;
  • Planejamento mais eficaz de manejos do gado(cura do terneiro, aplicação de vermífugos e carrapaticidas, etc…);
  • Desmame uniforme de terneiros;
  • Redução de custos com touros;
  • Melhora genética no rebanho ao utilizar sêmen de touros consagrados;
  • Evita problemas com doenças reprodutivas, que podem ser repassadas facilmente no rebanho.

cow and calf

Utilizar a IATF pode trazer uma série de benefícios não alcançados na monta natural. É importante avaliar a atual situação de sua propriedade, manejo e animais, antes de iniciar um protocolo de IATF. Converse com seu médico veterinário de confiança, peça a ele mais informações sobre a IATF em sua região, resultados alcançados em outras propriedades.

Junto com ele, formulem a melhor solução de IATF para o seu case e desfrutem de uma melhoria satisfatória nos resultados de sua pecuária.

Ah! Não esqueça de nos visitar em nossa loja virtual, podemos lhe oferecer todo o aparato necessário para realização da IATF.

Boa sorte com a IATF!

P.S.: Se Você já tens experiência com IATF em sua propriedade, por favor, compartilhe conosco através dos comentários nesta matéria.

Tags: | |

Sobre o Autor

Agrocampo Giordani
Agrocampo Giordani

Perfil da Agrocampo Giordani o qual movimenta as matérias deste Blog.

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *