Gado Angus, por que criar ?

A criação de gado Angus está cada dia mais se difundindo pelo mundo. A raça Angus é considerada uma das mais conhecidas do mundo, em decorrência do amplo e dedicado trabalho genético de ponta que criadores e técnicos vem desenvolvendo com o passar dos anos. Sua potencialidade a tornou uma das melhores raças de corte buscada por criadores de todo o mundo.

Dentro da raça podemos encontrar exemplares de pelagem preta(Aberdeen Angus) e pelagem vermelha(Red Angus).

Suas qualidades garantem um excelente retorno financeiro para quem quer apostar em criar gado Angus, devido sua excelente liquidez e valorização de mercado.

Segundo a Associação Brasileira de Angus, a raça apresenta ótima função de fertilidade e precocidade sexual, por isso, se torna uma oportunidade extraordinária para quem produz genética.

Já nas pistas, sua valorização vem sendo destacada em todo o País, o que comprova o seu crescimento e valorização.

Conheça algumas vantagens em criar gado Angus:

Habilidade Materna

Conhecida por sua excelente habilidade materna, as fêmeas do gado Angus comumente geram terneiros (bezerros) capazes de ganhar peso muito rápido e com baixo índice de mortalidade. Essa característica é fundamental para o aumento do rebanho de qualidade.

Fertilidade

Logo após o parto, ao contrário de algumas raças bovinas, as fêmeas se recuperam rapidamente e são capazes de entrar no ciclo reprodutivo com maior celeridade, tornando curto o período entre um parto e outro.

Essa característica permite um maior número de bezerros, num curto espaço de tempo, além de garantir uma maior obtenção de quilos por hectare.

 Longevidade

A vida reprodutiva dos reprodutores do gado Angus é outra característica que chama a atenção de quem conhece a raça. A média da vida reprodutiva de um touro varia entre 4 a 5 anos.

Dados da ABA mostraram que quando utilizado em cobertura a campo a capacidade de cada touro é de 150 descendentes.

Precocidade

Outro fato levantado por criadores e especialistas do gado Angus é que os animais criados nas mesmas condições alimentares de outras raças conseguiram atingir a puberdade mais cedo, o que garante a sua precocidade. Seu ciclo de desenvolvimento mais curto garante um retorno mais rápido ao criador.

Terminação

Os animais jovens do gado Angus terminados chegam a surpreender. Suas carcaças chegam a render mais de 300 quilos, resultando em cortes de alta qualidade e com alto valor agregado.

Confinamento de bovinos: o que você deve saber para ter um. Leia aqui.

Rusticidade

Sua adaptação a diferentes condições climáticas e de vegetação é outra importante característica. A rusticidade do gado Angus permite sua expansão célere por todo o Brasil.

Resistência

Não é comum que animais do gado Angus apresentem enfermidades. Sua resistência a doenças permite uma excelente adaptação aos mais variados climas presentes por todo o País, variação de solo e pastagens.

Mesmo diante de climas secos e pastejos em condições inferiores, as fêmeas Angus conseguem produzir bezerros mantendo a amamentação dentro da sua normalidade.

Carnes de qualidade

Esse assunto é o carro chefe que deixou o gado Angus ainda mais conhecido em nível mundial. Sua carne tem características que se sobressaem como cortes de alta suculência, sabor diferenciado e gordura dentro da medida certa.

Para os criadores e especialistas no assunto, esses atributos são resultados de um intenso trabalho de melhoramento genético do rebanho e padrão de acabamento proporcionando carcaças uniformes e com alto índice de marmoreio, que são as gorduras entremeadas na carne.

Programa Carne Gado Angus Certificada

De acordo com a ABA, o Programa Carne Gado Angus Certificada foi criado em 2003 e faz parte de 35 unidades industriais presentes em 12 estados brasileiros. Esse trabalho permite a padronização da carne produzida, para isso, técnicos parceiros da associação fazem vistorias nos frigoríficos credenciados expedindo o certificado carcaça a carcaça.

Esse trabalho é auditado pela empresa alemã TÜV Rheinland.

Carne Gado Angus do Brasil

No Brasil, a carne da raça Angus, é reconhecida como uma das melhores do mundo. Prova disso são os inúmeros prêmios conquistados, entre esses: o International Taste & Quality Institute (ITQI) e o World Steak Challenge. Seu padrão diferenciado vem atraindo o público internacional e por isso, a exportação dos animais é outro ponto a ser chamado a atenção.

Seus cortes são exportados para países dos cinco continentes e a valorização das cargas também tem seu destaque, chegando a valer mais que o dobro da média nacional.

Cruzamento com gado Angus

O gado Angus está entre as raças mais preferidas para uso no cruzamento industrial. O procedimento consiste da mistura de sangue entre bovinos e zebuínos para obtenção de carne de alta qualidade.

Cerca de 4 milhões de doses de sêmen de gado Angus são comercializadas anualmente segundo informações da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), que fica em Uberaba. A entidade aponta que a raça está no topo do mercado brasileiro.

Um dos pontos que mais o valoriza é a genética do gado Angus, seja para composição de animais ½ ou ¾, que confere características diferenciadas à carne garantindo sua alta valorização e liquidez. Seus cortes são produzidos a partir de animais Angus bem terminados com excelente grau de marmoreio, maciez e suculência diferenciada.

O cruzamento industrial com gado Angus proporciona um melhor manejo da propriedade, elevando os escores de ganho de peso, fertilidade e precocidade do rebanho mesmo nas regiões mais áridas do Brasil. Sua genética reduz a taxa de mortalidade e tempo entre os partos, ou seja, permite a obtenção de mais animais meio sangue em menos tempo.

Cruzamento Industrial: Quando e como usar? Leia.

Registro Genealógico do Gado Angus

O Registro Genealógico é a garantia de que o animal carrega em sua genética todas as qualidades fenotípicas que apresenta e que tem potencial para transmiti-las a seus descendentes.

Todos os registros de exemplares da raça Angus são realizados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). Para mais informações sobre como proceder para a realização dos registros e sobre os custos do processo, verifique no site http://www.herdbook.org.br/

Gado Angus: Uma alternativa de sucesso para a Pecuária

A raça Angus, como mostrado acima, pode trazer excelentes resultados na produção de carne, cruzamentos e melhoria do rebanho. O gado Angus é como o Nelore no Brasil, onde temos um avanço tecnológico enorme em comparação a outras raças. Conseguindo alcançar níveis superiores em muitos aspectos.

Conheça mais de perto a raça, ela pode ser uma ideia interessante de utilização em seu rebanho.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *