Castração em cães – mitos e verdades?

Castração em cães afeta ou não o animal? Pode atrapalhar o seu comportamento deixando-o mais agressivo? Ou deixa os pets mais calminhos?

As opiniões são diversas, mas afinal, quais são os mitos ou verdades sobre  a castração em cães?

O Blog Agrocampo Giordani traz uma lista de Mitos e Verdades sobre a castração em cães com com o veterinário Ricardo de Assis Madruga Junior, especialista em animais de pequeno porte, que mostra o que de fato a castração em cães pode ou não beneficiar na vida do animalzinho.

Castração em Cães- 10 #mitos e #verdades sobre a castração em cães:

  • Castração em cães está ligada ao hormônio tanto feminino quanto masculino? Mito ou verdade?

#verdade

Castração em cães está ligada diretamente com os hormônios tanto no macho ( testosterona) quanto na fêmea ( progesterona). Onde se busca retirar estes hormônios para melhorar o comportamento,  agressividade e reduzir a marcação territorial, que muitos pensam que  somente os machos fazem, fêmeas também podem ter esse comportamento territorialista.

  • A castração em cães diminui grandemente o número de hormônios? Mito ou verdade?

#verdade 

A castração em cães é a retirada total dos hormônios. Dessa forma, a natalidade reduz, o que é benéfico para animais em condição de rua e também para os donos de pet que não querem aumentar a família.

Leia também nossa reportagem sobre o uso de vermifugo para o seu pet com o Dr. Ricardo de Assis Madruga Junior

  • Castração afeta de alguma maneira habilidades de trabalho do cão? 

#mito

Isso não é uma regra,  mas alguns animais poderão sim ter um comportamento alterado, mas isso está ligado também a idade do animal onde o mesmo não sendo castrado também poderá ter alguma  alteração nas funções de trabalho a que ele sempre foi delegado. Não podemos descartar doenças raciais.

  • Castração nos machos: eles passam por mudanças comportamentais depois da castração? Mito ou verdade?

#verdade

O que os proprietários mais procuram é a redução ou até mesmo a parada de marcação territorial, o famoso xixi pela casa toda, alguns a redução da agressividade,  desinteresse por fêmea no cio e como consequência parada das fugas de casa.

  • Castração nas fêmeas: elas continuam tendo cios?

#mito

As mudanças nas fêmeas estão mais ligadas à não terem mais o famoso ” vício” que é o cio que incomoda alguns proprietários , pois tem o sangramento que em algumas raças produzem muita descamação sujando a casa ou outro ambiente que o animal vive.

  • Castração em cães: Muitos dizem que os cães sofrerão muito com a castração e até mesmo contrairão graves doenças?

#mito

Nos machos seria redução de acidentes ligados a cadela no cio como brigas, fugas, desaparecimento,  redução de câncer, seja na próstata ou testicular, são alguns benefícios.
Nas fêmeas parada na reprodução,  ausência da pseudociese ( falsa gestação), redução de tumores mamários,  ausência de piometra ( infecção uterina), ausência de mastite ligada ao cio, esses são alguns dos benefícios.

  • Existem desvantagens da castração em cães, mesmo que mínimas?

#verdade

As desvantagens são mínimas, se olharmos os benefícios,  se castrados no momento certo por um bom profissional credenciado que é o médico veterinário não teremos problemas relacionados à castração.
Exceto em condições mais específicas que está ligado à problemas relacionados à predisposição racional,  que será avaliada pelo profissional.

  • Os cães castrados podem crescer além de seu tamanho natural?

#mito

Não existe nada relacionado sobre o animal crescer além do que é esperado, mas alguns animais castrados antes do primeiro ano de vida pode apresentar problemas no seu desenvolvimento crescendo pouco , problemas hormonais também já foram relatados em alguns animais.

  • As mudanças fisiológicas que ocorrem depois da castração podem afetar o metabolismo do cão e seu apetite?

#verdade

Alguns animais podem ganhar peso devido a redução da sua atividade física e a continuidade da alimentação calórica . Para isso pedimos que o proprietário mude a alimentação calórica para uma hipocalórica,  afim de retardar esses efeito de ganho de peso.

  • Os cães castrados tem alta probabilidade de desenvolverem hipotiroidismo?

#verdade

Não necessariamente irão desenvolver,  mas os cuidados em determinadas raças devem ser bem acompanhados, afim de evitar o desenvolvimento dessa doença.

Pergunta bônus

  • Podemos considerar que castrar seu animal é um ato de amor?  Que tal reconsiderar?

#verdade

A castração em cães é um ato de amor, pois o proprietário melhora a qualidade de vida e até mesmo prolonga sua expectativa de vida. Reduzindo a utilização de medicamentos hormonais que cortem ou retardam o cio.

Diminui a população de animais abandonados nas ruas, diminui os cruzamentos de raças diferentes. Quem ama cuida e a castração é sim um ato de amor e carinho para com sua animal.

Dicas

A Agrocampo Giordani conta com diversos produtos específicos para pet. Acesse o site www.agrocampogiordani.com.br para conhecer mais. A Agrocampo Giordani atua há mais de 10 anos neste ramo oferecendo produtos veterinários, linha pet, ferragens, ferramentas, correaria, confecções e calçados para o homem do campo. Acesse e conheça mais.

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *