Berne no gado: conheça mais sobre esse problema

O berne é um parasita já bastante conhecido pelo pecuarista. Mas você já sabe qual o seu ciclo de vida, como ele ocorre , de que forma acontece sua transmissão e como combatê-lo? Essas informações podem ajudá-lo a reduzir o índice de infestação de berne no gado.

A Embrapa estima que os prejuízos causados pelo berne no gado, somente nos Cerrados, sejam de 1,3 milhão de toneladas de peso vivo.

Para essa conclusão, foram calculados o índice de infestação média dos animais e os pesquisadores chegaram à conclusão de que cada animal porta, em média, 20 bernes ao ano. Isso significa que cada animal perde 29,7kg por ano devido à infestação.

Também há estudo da Embrapa demonstrando a perda de 9 a 14% do peso corporal dos animais. O couro perfurado sofre depreciação de até 40% do seu valor comercial.

Apesar do número médio de berne no gado estimado, as infestações podem conter até 600 larvas em um único hospedeiro.

Como se vê, essas larvas são capazes de causar grandes problemas ao produtor. Diminui a produção de carne e leite, atrapalha o desenvolvimento dos bezerros, além de estragar o couro.

Na hora do abate, os prejuízos também podem ser sentidos. Se houver carne contaminada, ela será descartada e não será pesada.

Conheça mais sobre o berne

O berne é o nome dado à larva da mosca berneira (Dermatobia hominis). Seu ciclo de vida é diferente ao de outras moscas.

Mosca do berne: Dermatobia hominis
Mosca do berne: Dermatobia hominis

Após a cópula, a mosca-do-berne “sequestra” outras moscas, geralmente mosca-dos-chifres, mosca-dos-estábulos ou mosca doméstica, as mais comumente encontradas no campo.

Durante esse “sequestro” ela cola seus ovos sobre a barriga dessas outras moscas. Assim, quando uma delas pousa no animal, os ovos são depositados e os ovos são depositadas na pele. Não é preciso haver uma ferida para que o berne no gado se instale.

Assim, os ovos passam a se desenvolver no animal, se alimentando da sua carne, por 50 dias. Quando chegam a 2,5 cm de cumprimento eles deixam o nódulo formado embaixo da pele e vão para o solo até se tornarem moscas e reiniciarem o ciclo reprodutivo. As moscas berneiras vivem por 12 dias.

Berne no gado não combina com o bem-estar animal

Os prejuízos pela infestação da mosca-do-berne começam quando o bem-estar animal passa a ficar prejudicado. As larvas causam lesões incômodas, que deixam os animais irritados e estressados.

Não é difícil prever que animal estressado come menos e diminui a ingestão de água, o que faz com que os bezerros se desenvolvam pouco e que os animais adultos percam peso e diminuam a produção leiteira.

Outro agravante é que as feridas deixadas pelos bernes são um ambiente propício para o surgimento das bicheiras.

As bicheiras (miíases) são causadas pela ovoposição de moscas Cocliomyia hominivorax.

Como fazer o controle do berne no gado

Controlar as moscas berneiras pode ser bem difícil porque elas não se aproximam dos animais. Assim, a única maneira de matar o berne é fazendo o tratamento quando ele já está instalado no bovino.

Os bernes no gado podem ser vistos de longe, pois formam um nódulo sob a pele do animal e se concentram, principalmente, no dorso bovino.

Confira em nossa loja virtual os produtos que combatem bernes, moscas e carrapatos.

Mas existem algumas maneiras de prevenir o surgimento do berne no gado:

– Faça o controle nas épocas de maior infestação: primavera/verão.

– Combata as moscas vetores (utilizadas para carregar os ovos do berne) limpando pastos, currais e o local onde os animais bebem água. Essas outras se proliferam no esterco e em materiais orgânicos.

– Retire diariamente o esterco do curral.

– Desinfete os vasilhames usados no manejo.

Em caso de berne:

– Limpe o local onde a larva está instalada e utilize pastas bernicidas para matá-las.

– Bernicidas sistêmicos também podem ser aplicados ou administrados via oral.

Confira nossas sugestões de produtos para fazer o controle dos bernes. 

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *