Aminofort, para que serve?

Você já deve ter ouvido falar nele. Mas enfim,  Aminofort para que serve? O Aminofort é um suplemento injetável que vem sendo, cada vez mais, adotado por pecuaristas e especialistas em bovinos como um suplemento capaz de proporcionar forças, fertilidade e crescimento célere e com qualidade ao animal.

O Aminofort é considerado como o único produto do mercado que tem em sua formulação vitaminas, minerais e aminoácidos que são provenientes de hidrolisado de órgãos e glândulas, com excelente absorção pelos bovinos, trazendo maior ganho ao produtor.

Segundo a médica veterinária, Camila Spagnol, da Pearson Saúde Animal, o Aminofort é capaz de suplementar microelementos deficientes no organismo do animal e ainda estimular o metabolismo aumentando a produção hormonal, o apetite, aumentando ainda as células de defesa.

“Esses resultados são visíveis e vistos pelos produtores que utilizam. O Aminofort é o único promotor de crescimento injetável para bovinos do mercado sendo utilizado para melhorar a performance do gado de corte, leite e fertilidade”, explica.

Aminofort para que serve ?

Camila diz que o Aminofort pode ser utilizado em várias situações dentro da fazenda e em fases diferentes da vida do animal, o que facilita seu uso.

“Talvez a mais conhecida seja a utilização na fase de terminação que tem como proposta engordar o animal com maior eficácia no ganho de peso, com carcaças com melhor acabamento e maior precocidade. Além deses, os seus benefícios não param por aí. O Aminofort é um excelente aliado na fase de desmama capaz de reduzir o estresse característico durante este período, além de contribuir no ganho de peso dos terneiros, uniformidade dos lotes melhorando a imunidade dos animais assistidos”, garante.

Outros benefícios foram destacados pela profissional entre esses o auxílio na reprodução, aumento da libido e, capacidade de monta em touros para as propriedades que utilizam monta natural.

“Existe um recente estudo comprovou-se a melhora das taxas reprodutivas de fêmeas, onde se comprovou que lotes que recebiam Aminofort apresentavam maior folículo, melhor escore de condição corporal, maior percentual de vacas ‘ciclando’ e maiores taxas de gestação comparando com aqueles que não receberam a suplementação. Esses resultados foram obtidos em fêmeas submetidas a IATF, porém podemos extrapolar esse resultado para todo o tipo de propriedade – que utilizam monta natural, IA, IA + repasse com touro, dentre outros sistemas”, ressalta.

Sua excelente ação permite o seu uso em qualquer tipo de manejo em que os animais estejam passando por estresses como descorna, castração, manejos vacinais. Animais que estejam fracos, sem apetite e convalescentes também podem fazer uso do Aminofort sem maiores problemas. Mas, vale destacar que o acompanhamento de um profissional da área é fundamental.

Dicas de utilização do Aminofort

Camila Spagnol listou algumas dicas para quem ainda não conhece o suplemento e para aqueles que já conhecem, é interessante saber para que o Aminofort serve se é que ele não se enquadre em todos os desafios nutricionais. Segue algumas orientações interessantes sobre o que é mito e verdade sobre o Aminofort.

  • Aminofort traz resultados somente para engorda de bovinos?

 Não!  A engorda, tanto para animais a pasto bem como de animais confinados, talvez seja o uso mais difundido do Aminofort mas seus benefícios e usos vão muito além disso. Como falei anteriormente Aminofort proporciona ganhos desde o desmame bem como na reprodução melhorando a fertilidade dos animais.

  • Aminofort traz resultados para as vacas leiteiras também?

Para as vacas leiteiras, o Aminofort auxilia aumentando a imunidade dos animais, reduzindo o estresse e incrementando a produção das vacas em lactação. Nesta categoria, em específico, auxilia manutenção de escore corporal, que está diretamente relacionado com a questão reprodutiva e apresentação de cio pós-parto. O Aminofort é excelente para ser utilizando antes de feiras e exposições para preparar os animais, o aspecto de pelagem e casco melhora muito, bem com ganho de peso e conformidade dos animais. E também temos a utilização em animais fracos e convalescentes, que auxilia em uma recuperação mais rápida dos animais.

  • Pode ser usado antes, depois ou junto com vacinas e vermífugos?

O Aminofort serve para utilização juntamente com vacinas, vermífugos, endectocidas ou aproveitando manejos como castração, descorna, sem problema algum! Após aberto, o Aminofort pode ser conservado na geladeira por 30 dias.

  • Qual o protocolo de aplicação?

O uso durante o crescimento e o desmame do animal são usados: 3 aplicações de 10 ml IM com intervalo de 30 dias.

Na engorda são 3 aplicações de 10 ml IM, iniciando 3 a 4 meses antes do abate com intervalo de 30 dias entre as aplicações.

Fertilidade: para vacas em anestro aplicar 10 ml IM nos dias 0, 7 e 14. Em touros, utiliza-se 20ml IM a cada 30 dias. Vacas submetidas a IATF utilizar conforme o protocolo da fazenda e sugestão do técnico, aproveitando os manejos de aplicação de hormônio e colocação de implante – por exemplo aplicar Aminofort nos dias 0, 7 e 9)

Produção de Leite: 10 ml IM no dia do parto da vaca e posteriormente reaplicar a cada 30 dias durante toda lactação.

Convalecencia: aplicar 10 ml IM diariamente até a recuperação do animal (a critério do proprietário/ médico veterinário)

Protocolo Alternativo: quando é inviável manejar o gado com intervalos de 30 dias para reaplicar o produto, indicamos utilizar 10 ml IM + 10 ml SC no mesmo dia m uma única aplicação (por exemplo no dia que os animais entrarão no confinamento ou na pastagem).

Seguindo essas orientações, o produto garantirá disponibilidade e teor adequado de cada componente para o melhor aproveitamento de suas propriedades.

Para adquirir o produto basta clicar aqui e usufruir dos benefícios Aminofort. 

Dicas Agrocampo Giordani

Essa e outras notícias podem ser acompanhadas semanalmente no nosso Blog Agrocampo Giordani. Conheça ainda nossa ampla linha de produtos agropecuários disponível no site  www.agrocampogiordani.com.br

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *